5 problemas: Por que seu marketing não funciona? Saiba como evitar!

Antigamente o marketing era bem diferente, de anúncios impressos saltamos para verdadeiras experiências multimídia, trazendo muito mais dados e canais para monitorar, aumentando também a chance de problemas. Sendo assim, separamos os 5 motivos mais comuns do porque do marketing da sua empresa pode estar falhando e não gerando os resultados que deveria.

Não há objetivos claros

Pode parecer fácil ir direto para a criação da campanha, mas fazê-lo sem ter antes um panorama completo de onde você está e onde quer chegar é um erro gigantesco. Um briefing bem executado evita esta situação e ajuda a alinhar as ideias entre todos da equipe.

Um bom briefing deve conter:

  • Objetivos e como medí-los
  • Público alvo e informações sobre como chegar nele
  • Mensagem que precisa ser transmitida
  • Quem deve fazer o que na sua equipe

Para garantir que estas informações não se percam ou sejam esquecidas durante a criação da campanha, é importante ter acesso fácil ao briefing e fazer revisões para acompanhar o andamento e ter certeza que todos estão se entendendo e o resultado está condizente com o esperado.

O cronograma não é respeitado

Em uma campanha de marketing os prazos das tarefas costumam se encadear, desta maneira se um elo deste encadeamento se quebra, ameaça a consistência de todo o trabalho. Usar um sistema de controle de tarefas ajuda a equipe a se organizar e não perder prazos no caminho de uma campanha de sucesso.

Um cronograma deve sempre considerar que:

  • Existem tarefas mais demoradas e outras menos demoradas, defina os prazos com o pé no chão.
  • Toda a equipe deve saber sobre o andamento do projeto o tempo todo.
  • É sábio contar com uma margem de erro para imprevistos e afins.

Reuniões desnecessárias

Pra que fazer uma reunião ou até telefonar pra alguém pra repassar o mesmo conteúdo que poderia ser ou até já foi enviado por e-mail? Reuniões demais, sem necessidade ou improdutivas só irão roubar o bem mais precioso da equipe, o tempo! Existem assuntos e decisões que podem ser tratados de maneira mais prática pessoalmente, mas te garanto que estes casos são uma pequena parcela de tudo que envolve uma campanha de marketing.

Use e abuse da tecnologia para deixar todos atualizados, sem reuniões inúteis:

  • Use e-mail, Slack e comunicadores (como G Talk, Skype, etc).
  • Faça comentários no sistema de tarefas que sua equipe utiliza (melhor do que a opção acima!)
  • Defina um dia da semana para ser super produtivo e evite agendar reuniões neste dia.

Preciosismo desnecessário

Este item poderia estar dentro do tópico sobre cronograma, mas é tão importante que resolvi dedicar um bloco só para ele. Não são poucas as vezes que presencio problemas em campanhas devido a atenção exagerada a detalhes que na maioria das vezes não faz diferença alguma no resultado final. Pode ser uma cor de fundo, um tipo de letra ou uma foto de um anúncio, lembre-se que se você tem boas opções que já atendem ao objetivo da campanha, escolher a opção X ou Y pode significar absolutamente nada no resultado da campanha.

Para não cair nesta cilada:

  • Se existem vetos ou recomendações, eles devem constar lá no briefing inicial.
  • Só envolva na aprovação pessoas que estejam familiarizadas com o processo de criação e com os objetivos do trabalho.
  • Claro que você também deve gostar da campanha, mas pense que ela deve se comunicar primeiro com o público alvo, eles é que pagam a conta.

Falta de testes

Legal, a campanha está no ar e bombando! Parabéns… só faltou testar aquele link no e-mail marketing e o número de telefone naquela landing page! Evite o desastre e sofrimento testando tudo antes e corrigindo qualquer detalhe que pode ter passado despercebido.

Dicas para controle de qualidade e pós-lançamento:

  • Crie um checklist de lançamento da campanha.
  • Monitore as métricas bem de perto e com base nelas faça ajustes para otimização.
  • Estabeleça critérios de importância para atender as demandas de forma inteligente e com a priorização ideal.

Item bônus! - Reflita sobre os resultados

Toda campanha, seja com bons resultados ou não, merece ser comemorada! Se as coisas não deram tão certo quanto você desejava, avalie o que poderia ter feito diferente e não cometa os mesmos erros novamente. O aprendizado sempre vai existir, saiba reconhecê-lo e se torne melhor nisso a cada campanha entregue.

Dicas finais:

  • Seja humilde e esteja aberto para aprender coisas novas sempre.
  • Compartilhe com sua equipe as conquistas e as derrotas.
  • Entenda o impacto da campanha produzida e se prepare para a próxima.

As melhores campanhas são as que conseguem envolver seu público alvo e transmitir a mensagem de maneira efetiva e criativa. Espero que com estas dicas suas campanhas sejam cada vez melhores.

Se você está buscando uma agência para cuidar do marketing da sua empresa, entre em contato conosco, aqui na WX nós somos dedicados ao sucesso do seu negócio!

Fillipe

Post feito por
Fillipe Neyl

CEO da Agência WX