BLOG

15 dicas de como usar o cérebro para os negócios

Publicado em
Por Agência WX
maxresdefault

Segundo a Teoria do Cérebro Triúnico, apresentada em 1990 pelo neurocientista Paul MacLean, em seu livro “The Triune Brain in Evolution: Role in Paleocerebral Functions”, nós seres humanos temos o cérebro dividido em três unidades funcionais:

– Cérebro reptiliano (capaz de promover apenas reflexos simples de comportamento instintivo)

– Sistema límbico (responsável pela protecção, emoções e sentimentos)

– Neocórtex (raciocínio lógico e argumentativo, distinguindo os humanos dos outros animais)

E o neocórtex é portanto responsável por deter o domínio da cognição, sendo assim quanto mais trabalharmos essa unidade do cérebro, maior nossas respostas e evoluções.

neuroplasticidade por exemplo, é a ideia de que o cérebro muda em resposta às nossas experiências, moldando-os para reagir intencionalmente.

Existem dois tipos neuroplastia:

– Neuroplastia evolutiva, que modifica nossos cérebros, pela neurogênese (criação de neurônios) com atividades simples como ler e escrever.

– Neuroplastia intencional, que também modifica nossos cérebros pela neurogênese, porém com atividades como meditação, yoga, aprender a tocar instrumentos, entre outros.

Como pudemos perceber, o campo da neurociência é muito vasto, e hoje vamos entender melhor o “Neurobusiness”, com 15 dicas de como usar seus conhecimentos do cérebro para alcançar seus objetivos na área dos negócios:

#1

Já que a única coisa que nos diferencia dos outros animais é o fato de pensarmos racionalmente, PENSE antes de AGIR.

#2

Controle seu estado emocional, pensamentos, companhias, sons, ambientes e falas. Seu estado emocional influencia em tudo que você faz, portanto mantenha o controle!

#3

Dormir de 7 a 9 horas faz com que você melhore seu humor, suas decisões e aumenta a criatividade. Seu corpo precisa descansar para que sua mente possa trabalhar a todo vapor!

#4

Alimente seu cérebro e mantenha a energia dele! Comer castanhas, trocar o café comum, pelo café descafeinado após as 15:00, não ingerir bebidas alcoólicas no período da noite (se você precisa de produtividade no dia seguinte) e jejuar, são alguns cuidados que vão ajudar a manter a energia seu cérebro!

#5

Faça atividades para a criação de novos neurônios (neuroplastia intencional), como por exemplo aprender a tocar instrumentos. A cada instrumento são novas dificuldades e portanto novos neurônios para melhorar a sua memória, criatividade e funções executivas.

#6

Outra dica para a criação de neurônios é aprender novas línguas. Quanto mais diferente a língua for, mais neurônios serão criados.

#7

Faça exercícios físicos! Correr melhora a cognição e neurogênese.

#8

Medite, porque nem todas respostas se encontram no Google!

#9

Competição motiva, portanto busque meios saudáveis de competição para gerar maior produtividade do seu time!

#10

Storytelling: Fomos configurados para ouvir histórias, uma boa história atinge 7 áreas do cérebro! Ao contar uma história você desperta gatilhos mentais nas pessoas que estão vendo, é um processo emocional que acaba influenciando na decisão das pessoas. O storytelling é uma ferramenta de persuasão, que influência as pessoas a fazerem negócios com o contador daquela história, seja ele uma marca ou uma pessoa.

#11

Buscar o aumento de ocitocina (hormônio da felicidade). Tocar pessoas, ouvi-las, sorrir, praticar atividades físicas…tudo isso faz com que seu nível de ocitocina suba, proporcionando o prazer da felicidade.

#12

Tome decisões importantes na parte da manhã, que é quando sua mente está mais relaxada. E tenha o hábito de decidir apenas o que é da sua função.

#13

Pesquise por provas sociais: Estudos de caso, depoimentos, pessoas que ganharam prêmios… são soluções diferentes para um problema que hoje você tem, então que tal testar a solução que já deu certo para alguém?

#14

Mostre autoridade no que faz! Ser autoridade é ser referência, criar relação de confiança, aumentando a probabilidade das pessoas enxergarem mais valor no seu produto ou serviço.

#15

Expanda seu cérebro! A cada dia nascem novas tecnologias, use-as a seu favor, expanda seu conhecimentos e sua mente!

COMPARTILHAR
WLK DIGITAL LTDA. - CNPJ 17.664.682/0001-30

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade