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7 dicas de marketing digital em tempos de COVID-19 que você precisa conhecer

Vírus do Coronavírus

O brasileiro já é campeão mundial em tempo gasto nas redes sociais. Em tempos normais, temos a média 60% maior do que o resto do mundo. Com o isolamento social obrigatório, esse dado tende a aumentar ainda mais.

Esta é a prova de que o marketing digital está mais eficiente do que nunca.

Agora, com o avanço do Coronavírus, é preciso desenvolver as ações certas para atrair mais pessoas a conhecer o seu negócio.

Mas isso só acontece quando você vai até onde o seu público está: na internet

Foi-se o tempo em que colar cartazes nas ruas e espalhar outdoors pela cidade era suficiente. Agora, é necessário ter uma presença online para atingir o público certo. 

A presença digital está cada vez maior entre os brasileiros e todos nós precisamos acompanhar esse ritmo. Quem dormir no ponto, correrá o risco de ficar para trás.

Além disso, todos estão em casa e conectados na internet durante boa parte do dia. Com uma estratégia bem-feita, conseguimos colher bons resultados!

Mas como fazer isso?

Todos podem realizar pequenas ações de marketing digital. Separamos 7 dicas incríveis para que sua campanha seja um sucesso, mesmo em tempos de Coronavírus. Confira:

1. Abuse das redes sociais

Mulher acessa as redes sociais pelo celular

Que o brasileiro gosta de redes sociais, nós já sabemos. Por isso, vale a pena adotar este meio como ferramenta de divulgação.

Entretanto, conhecer como cada plataforma funciona é essencial. Seu público-alvo terá comportamentos diferentes em cada uma delas. Saber onde sua empresa se encaixa é necessário.

Normalmente, sorteios, eventos e depoimentos são ações comuns. Porém, é importante estar atualizado com o mundo ao seu redor.

Durante a pandemia global que enfrentamos, há maneiras para sua marca se posicionar:

  • Divulgar métodos de prevenção;
  • Realizar ações para auxiliar pessoas de baixa renda;
  • Fazer lives para interagir com seus clientes;
  • Ter sensibilidade na hora de criar anúncios em tempos difíceis.

2. Invista nos anúncios online

Anúncios do facebook

Existem várias opções para divulgar sua estratégia de marketing digital. Se você estiver disposto a investir um pouco de dinheiro, pode ter grandes resultados.

De acordo com a SEMrush, os anúncios do Google Ads são exibidos em mais de 2 milhões de websites e em mais de 650 mil aplicativos.

Já o Facebook possui uma média mensal de quase 2 bilhões e meio de usuários ativos, de acordo com a Sprout Social.

Muitas pessoas acham que o LinkedIn serve só como uma rede online para mostrar o seu currículo. Mas, estudos mostram o contrário. De acordo com a Hootsuite, uma mensagem patrocinada é aberta por mais de 52% das pessoas.

Dicas extras sobre anúncios online:

  • Delimite o perfil do seu público;
  • Defina a personalidade da sua empresa;
  • Pesquise palavras-chave úteis;
  • Uma boa imagem vale mais que mil palavras.

3. Compartilhamento social

Pessoa enviando emails pelo notebook

Compartilhe seu conteúdo em redes sociais, e-mails e demais canais disponíveis. Esta estratégia pode ser muito útil, pois irá atingir um grande número de pessoas e aumentará a popularidade de seu site.

Uma boa estratégia é investir em incentivos como promoções ou até mesmo descontos. Vale a pena ressaltar a importância de ter um site ou blog próprio para promover a sua ação.

4. Promova o seu conteúdo

Live do instagram

Outra dica importante é promover o seu conteúdo de forma criativa. Publicar vídeos e notícias que relacione com o tema da sua empresa é bem visto pelo seu público.

Com o avanço do COVID-19, é interessante realizar coberturas em tempo real nas redes sociais ou blog.

Este conteúdo poderá ajudá-lo a atrair um público maior em futuras edições, além de despertar a curiosidade das pessoas.

5. Valorize suas singularidades

Em uma mesa com estratégias, mãos definem o que é mais importante

Uma boa estratégia de marketing digital sabe explorar o ponto forte da sua empresa. Sua mensagem precisa ter um diferencial para se destacar entre o seu público-alvo.

Por isso, se pergunte:

  • Qual é o diferencial da sua empresa?
  • O que você oferece que os seus concorrentes não?
  • O que você espera que o público pense de você?
  • Quais características vão fidelizar seus clientes?

Na hora de fazer sua estratégia de marketing, abuse dos detalhes que despertam a curiosidade. Mas tome cuidado para não exagerar demais e acabar frustrando a expectativa da sua audiência.

6. Planeje sua estratégia com consciência

Círculo de mãos.

Os seres humanos ainda não descobriram uma forma de prever o futuro. Por isso, por mais completa que seja a sua estratégia, o inesperado pode acontecer.

É importante que a sua campanha se adapte ao presente. Por isso, é fundamental saber onde e como se posicionar em tempos de crise.

Um exemplo de marketing durante o Coronavírus, é o da empresa Dobra

A Dobra, uma startup do Rio Grande do Sul, revolucionou o mercado de carteiras sustentáveis no Brasil. Sabendo do momento delicado em que o mundo se encontra, eles remodelaram sua estratégia.

Agora, o site não está vendendo carteiras, e sim, disponibilizando conteúdos gratuitos. Assim, pessoas que estão em isolamento social, podem usar o tempo para aprender mais, ou até mesmo, relaxar.

7. Foco na mensagem

Uma mulher presta atenção Na mensagem da outra

Na hora de criar sua estratégia é importante mensurar seus resultados. Mas, saber que você está conversando com pessoas — e não números — é mais importante ainda.

Antes de criar uma mensagem, se coloque no lugar do seu cliente e pense: O que você gostaria de ouvir neste momento?

Quando vivemos tempos delicados, conteúdo humanizado é o que gera confiança. Tenha empatia e considere as dificuldades que seus clientes podem estar passando.

Juntos conseguiremos

Com o Coronavírus parece que tudo ficou mais difícil. Mas, mais do que nunca, precisamos de calma e resiliência para enfrentar as situações que nos encontramos.

Por isso, o papel da sua empresa não deve ser ausente. Juntos, vamos ajudar a combater a crise em que vivemos.

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