
A quarta palestra do RD On The Road Curitiba 2018 foi com o palestrante veterano Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content. Falando sobre conteúdo, sob o título de “Dominando o Google: os segredos de SEO do maior blog de marketing digital do país”, ele apresentou as estratégias utilizadas pela empresa dele para conseguir resultados admiráveis.
Estar em primeiro lugar no Google é muito difícil – e é ainda mais difícil se manter lá. De acordo com Peçanha, um ótimo profissional de SEO precisa ter 4 qualidades:
Telepata | Sedutor | Encantador | Bom de briga |
TELEPATA
O primeiro passo é se perguntar: para quem estou fazendo o meu conteúdo? Algumas pessoas costumam escrever o texto que mais agrada a elas, sem nem saber se vai agradar ao público que está lendo o material. Você pode evitar essa situação ao seguir as dicas abaixo:
- Utilize palavras-chave que tenham relevância, volume de pesquisa e sejam alinhadas com o momento da jornada do cliente. De preferência, que não sejam palavras datadas;
- Estruture a palavra-chave dentro do seu texto, de maneira a abordar todos os aspectos interessantes sobre o assunto;
- Utilize características na abordagem que sejam adequadas ao resultado que o público deseja obter (Ex: Mais rápido, completo, definitivo).
SEDUTOR
Na busca que a pessoa está fazendo, você precisa fisgá-la de primeira com títulos e descrições (meta description) atraentes. Ambos precisam: despertar a atenção, mostrar benefícios claros e usar palavras chamativas. Mas como fazer isso? Não há uma fórmula mágica ou uma receita pronta de sucesso. A dica de Peçanha é fazer pelo menos 10 versões de cada título até que você encontre a ideal!
ENCANTADOR
Seu possível cliente encontrou o seu site, se interessou pelo título e pela descrição da página e clicou para entrar. Parabéns! Você conseguiu vencer seus concorrentes. Mas o trabalho não para por aí: agora o visitante precisa ficar e ler o conteúdo. Como fazer isso?
- Utilize títulos internos para incrementar a informação sobre os benefícios que seu leitor obterá ao ler o post;
- Faça uma introdução que atraia pela facilidade ao abordar o tema. Mas não enrole, lembre-se que a pessoa não lhe deve paciência e não é obrigada a ficar mais do que ela ache necessário;
- Na introdução, desperte curiosidade, faça com que o leitor se engaje e faça uma promessa- e a cumpra no texto
- Use a técnica de Bucket Brigades, pequenas partes de texto feiras para manter a atenção do leitor até o próximo trecho;
- Escreva de uma maneira que o visitante escaneie o texto e saiba que ali ela encontrará o que está procurando. Afinal, se não tiver, ela nem perderá o precioso tempo dela e voltará a busca.
BOM DE BRIGA
Na busca do Google, seu site está concorrendo com uma infinidade de outros sites. Nada está garantido: se bobear, seu concorrente pode pegar o seu lugar na lista! Portanto, a dica é fazer um plano de ataque (caso seu site não seja o primeiro) ou um plano de defesa (se você não quiser perder o posto).
Peçanha recomenda fazer compartilhamentos nas redes sociais, reforçar o link building e atualizar o conteúdo com uma certa frequência, com base na pesquisa da palavra-chave e na análise do trabalho da concorrência.
Para resumir, o trabalho do profissional de SEO de baseia em:
- Escrever;
- Monitorar;
- Aprender;
- Refazer.
Pensa que tem o necessário para dominar o Google? Então é hora de colocar em prática as dicas do Peçanha!
A palestra do Vitor Peçanha foi esclarecedora para os interessados em SEO! Um conteúdo tão bom, que deu até vontade de pegar o notebook e começar a refazer vários posts. Obrigado Vitor e RD on the Road pela palestra motivadora! Clique aqui para saber ler mais sobre o palestrante.