Blog

Novas soluções para problemas antigos

Você já parou para pensar na velocidade em que as inovações e tecnologias vêm surgindo? Chega a ser assustador, como tanta coisa acontece em um “piscar de olhos”.

Mas… como as inovações ganham espaço? De que maneira empresas milionárias e bem sucedidas perderam para empresas jovens e inovadoras?

Na verdade a resposta pode ser mais simples do que você imagina: Essas empresas criam algo mais conveniente, e que custa menos! Assim fazem sucesso, construindo seu lugar no mercado. São pequenas melhorias modernizadas, que utilizam meios e ferramentas para oferecer soluções para problemas antigos.

O famoso caso “Netflix X Blockbuster” é um grande exemplo de empresa consolidada que foi levada à falência após a inovação surgir. As locadoras de vídeos se depararam com uma montanha de downloads, plataformas de vídeos online e planos de TV… até que apareceu a inovação que se mostrava mais conveniente e de menor valor. Ou seja, os consumidores se depararam com duas opções:

  • Ir até uma locadora, torcendo para conseguir o filme que você gostaria de assistir, pagar por seu aluguel, e ter que voltar até a locadora para devolvê-lo dentro de poucos dias.
  • Por um valor acessível, ter nas mãos milhares de opções que você pode assistir quando e quantas vezes quiser.

Outro caso bem conhecido é o da Kodak, empresa pioneira e dominante durante muitos anos na área da fotografia. Que não se reinventou a tempo, e acabou perdendo espaço para dispositivos móveis que permitem que seus usuários tirem fotos, editem, armazenem e até compartilhem essas fotos com seus amigos em suas redes sociais.

E como essas empresas que já estão no mercado há anos, não conseguiram enxergar isso?

É um tipo de “cegueira voluntária”, que ao longo do tempo se estabeleceu pela consolidação da empresa no mercado. Mas essas empresas têm duas opções: buscar por inovação, ou aguardar seu fim.

Atualmente as empresas vêm seguindo um caminho semelhante:

  • Não acreditam que a empresa inovadora terá futuro;
  • Eles ainda vendem, portanto se apegam à ideia de que as vendas permanecerão;
  • Buscam meios de encontrar leis que possibilitem o cancelamento daquele produto ou serviço;
  • Entendem que precisam se adequar e lançam um produto similar.

Mas, muitas vezes os consumidores optam pelo serviço inovador, pelo simples fato da sensação de que aquela empresa “entendeu” sua necessidade e chegou para acabar com seu problema.

“O FUTURO JÁ CHEGOU, APENAS NÃO ESTÁ DISTRIBUÍDO.” (WILLIAM GIBSON)

O fato é que a tecnologia continuará “andando para frente”, e cada vez mais rápido. Portanto precisamos nos adequar de maneira saudável tudo que está por vir!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
PARCEIROS OFICIAIS

Rua Santa Catarina, 65 – Cj 906 A – Edifício Spatium Laboris
Água Verde – CEP 80620-100 – Curitiba – PR

Curitiba
(41) 3180-0114

São Paulo
(11) 4118-3439

Rio de Janeiro
(21) 2018-2209

Florianópolis
(48) 3181-0185

Porto Alegre
(51) 3500-8970

Belo Horizonte
(31) 3181-0375