Blog

O papel do design para o Inbound Marketing ?

Antigamente, a principal estratégia de Marketing usada pelas empresas era a de aparecer no dia a dia das pessoas, procurando mostrar que determinado produto ou serviço era vantajoso. Por muito tempo, essa tática deu certo. Porém, com as mudanças de comportamento, os profissionais da área precisaram renovar. E uma das formas criadas para conquistar clientes foi o Inbound Marketing.

Mas o que é essa estratégia e qual é a importância do design para ela? Você vai descobrir a seguir.

Importância do design para um bom marketing

O que é Inbound Marketing?

Desde 2006, o Inbound Marketing vem sendo utilizado pelos profissionais da área, como uma alternativa de comunicação. E graças a seus ótimos resultados, passou a ser cada vez mais procurado pelas marcas. Esse método é, na verdade, uma mescla de estratégias que busca atrair o público por meio de conteúdos relevantes. Já que, ao disponibilizar informação de qualidade, fica mais fácil conquistar a confiança das pessoas, aumentar o desejo de comprar e torná-las clientes e promotores da marca.

Confira aqui um case de sucesso onde o inbound marketing aliado ao design gerou bons resultados

O que ele abrange?

É importante ressaltar que o Inbound Marketing pode dar excelentes resultados para empresas de todos os setores. Mas, para que isso seja possível, é necessário usar alguns canais para atrair os consumidores.

Dentre os principais, estão: blog, site, mídias sociais e criação de conteúdos de qualidade, como artigos, vídeos, infográficos, e-books, entre outros. Lembre-se que o objetivo da criação desses itens é ajudar as pessoas. A taxa de conversão é uma consequência.

Só um conteúdo de qualidade é suficiente?

Imagine que você criou um artigo ótimo, com vários dados interessantes para o seu público. Você tem duas opções para disponibilizar esse texto: um documento simples ou em formato de infográfico. Qual você acredita que chamará mais atenção do público? A segunda opção, correto? Essa é a importância do design dentro do Inbound Marketing.

As pessoas são muito visuais e para garantir que o seu conteúdo seja aproveitado ao máximo e tenha resultados ainda mais relevantes, é fundamental que as produções de texto e arte caminhem juntas.

Qual é a importância do design?

Os designers realizam a concepção de produtos. O tipo desse produto vai depender da área de atuação. Mas, dentro do marketing, podemos dizer que o design é usado para solucionar problemas de comunicação.

Para que ele seja realmente efetivo, é necessário muito tempo de estudo sobre a marca e os clientes. Afinal, o objetivo é criar um impacto positivo, para que as pessoas tenham boas experiências. Junto disso, ainda é fundamental manter sempre o alinhamento com a visão e os valores da empresa.

O que é necessário para fazer com que o design seja eficaz?

Como nós já falamos, o design não envolve apenas a prática. Há muita teoria e estudos envolvidos. Mas, além disso, a maior parte dos profissionais também são bastante detalhistas. O cuidado com a escolha de cada fonte, tonalidade, com os alinhamentos e imagens é fundamental para garantir que a marca consiga transmitir a mensagem que deseja.

Além disso, é preciso estar sempre em busca de novas referências, fazer testes de desempenho, analisar os resultados e manter uma linha de criação. Mas, isso não é tudo. Para que uma marca realmente se destaque nesse sentido, é preciso inovar. Não se limite em fazer o que os concorrentes estão fazendo. Para se tornar referência no assunto, é preciso ter coragem para ousar. Dessa forma, os resultados dos conteúdos da sua empresa terão resultados cada vez melhores e a taxa de conversão vai subir.

Confira mais matérias como essa em nosso blog

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Fale conosco!