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O Segredo da Netflix: O que podemos aprender com o marketing da empresa

Publicado em
Por Agência WX
Uma pessoa usa o aplicativo da Netflix em um Smartphone

Todo mundo conhece a Netflix. Obviamente o fato de terem um ótimo produto ajudou, mas o sucesso da empresa é também fruto do excelente trabalho de marketing feito nos últimos anos. Todos conhecem a Netflix porque ela se mostra para todo mundo.

A empresa americana possui reconhecidamente uma das melhores estratégias de marketing do planeta, e que tem sido fonte de inspiração para quem deseja criar um bom plano de comunicação para uma marca.

Mas qual o motivo que levou a Netflix a ter esse sucesso todo? Não é exatamente um segredo, e você vai conferir agora como a gigante do streaming conquistou o lugar onde hoje ela está.

Netflix e redes sociais: o casamento perfeito

Um internauta faz uma piada no twitter com tabelas e netflix e a conta oficial responde com humor.

Usar as redes sociais para uma boa estratégia de marketing digital não é exclusividade da Netflix, mas praticamente ninguém faz isso tão bem como ela. A empresa possui milhões de seguidores em várias plataformas e utiliza uma comunicação que atrai muita gente que acaba se convertendo em clientes.

Para entender o sucesso da Netflix nas redes sociais precisamos falar sobre a linguagem usada por ela. A empresa percebeu que não é possível ter bons resultados em todas as plataformas usando a mesma forma de se comunicar.

Um usuário no Instagram possui um determinado comportamento, enquanto o do Twitter te outro, do YouTube outro e assim por diante. Ao descobrir qual a melhor linguagem para cada rede social, a empresa atinge em cheio o público presente nela e cresce naquele lugar.

Por isso a empresa cria perfis com personalidades voltadas para cada rede social, mas que ao mesmo tempo formam uma só identidade da Netflix na internet. O ponto em comum é sempre a atenção ao público e o bom humor.

Comunique-se como a Netflix

Uma internauta comenta na página da Netflix sobre uma série que foi tirada do catálogo e a Netflix responde com humor.

Conhecer bem o cliente é o desejo de toda empresa, mas isso nem sempre é tão fácil de fazer. Para poder oferecer o melhor, a Netflix dá atenção ao público e inclusive brinca com os “problemas” da plataforma.

Um dos casos que ilustram esse ponto é a série de filmes Harry Potter, que entram e saem do catálogo da empresa e possuem uma legião de fãs apaixonados. A cada lançamento de outro produto, seja um seriado ou filme, a empresa era questionada sobre a ausência dos filmes do bruxo adolescente. O fato virou até piada no Twitter e prova que a Netflix soube lidar muito bem com as reclamações do público.

A forma como ela se comunica com os seguidores é também um lição de engajamento. São memes, enquetes e tudo mais para motivar a participação do público. E engana-se quem pensa que são apenas sobre filmes e séries, pois a empresa brinca com os assuntos do momento e até mesmo embarca nas brincadeiras dos internautas.

A Netflix faz Inbound Marketing

Quem já conhece um pouco sobre marketing digital já está acostumado com o conceito de funil de vendas. A ideia de converter um visitante em um cliente é o sonho de muitas empresas e se tornou realidade para a Netflix.

Usando as redes sociais, anúncios espalhados pela internet e e-mail marketing, a empresa sabe a hora certa de transformar um lead em cliente. Ao falar sobre os lançamentos a marca sempre convida para assistir, faz convites para assinar o serviço e também manda mensagens para recuperar ex-clientes distantes.

Um dos segredos é saber onde e quando se comunicar. Por exemplo, o convite para que alguém que já foi assinante volte para a Netflix geralmente é mais pessoal e feito por e-mail. Enquanto isso, os anúncios sobre os lançamentos são feitos em redes sociais, sites e no YouTube, para um público mais genérico.

Entender onde o usuário está no funil e saber a melhor forma de abordar faz toda a diferença na sua estratégia de marketing. Quanto mais informações você souber dele, melhor será a sua comunicação e mais resultados você irá conseguir.

Seja ousado

Posicionar-se muitas vezes pode ser o sucesso ou a ruína de uma empresa, mas é preciso ter muita coragem para fazer isso. A Netflix mostrou que tem de sobra e não fica em cima do muro quando o assunto é tomar um lado.

A empresa abraça abertamente a causa LGBTQ+ e possui um posicionamento político definido. Um exemplo é o dia que a empresa rebateu uma afirmação do senador Flávio Bolsonaro (PSL-SP) no Twitter, abusando do sarcasmo a Netflix não perdoou e causou polêmica.

Claro que a coragem de uma estratégia de marketing não é apenas isso, mas o conceito pode ser aplicado também para qualquer empresa. Ter a ousadia faz com que seu negócio arrisque ações diferentes e chame mais a atenção do público.

Fazer o que todo mundo faz não é mais suficiente, é necessário ir além e tentar o que seu concorrente não tem coragem e o que o seu cliente não estava esperando. Mas tudo isso deve ser feito de maneira consciente, respeitando seu público e o seu ramo de negócios.

Além dos números

A Netflix possui ótimos números em todas as redes sociais. São milhões de seguidores, likes, compartilhamentos e tudo que qualquer social media iria chorar de emoção. Mas o sucesso dela não é medido apenas nisso, e sim na qualidade das interações.

Ao humanizar os perfis — incluindo oficializar que a Netflix é feminina — a empresa mostra que não se preocupa apenas com números e valores, mas demonstra que está interessada e estabelecer um relacionamento mais próximo com o público.

Importar-se com mais do que a quantidade, mas com a qualidade é importante para uma grande companhia e também para um pequeno negócio que está começando no marketing digital. Quanto mais você se preocupar com isso, melhor será a sua relação com o público e mais você irá crescer.

A Netflix possui grandes lições de comunicação, relacionamento com o cliente e posicionamento de marca que todas as empresas podem aprender. Não importa o tamanho da sua empresa e nem a sua experiência com marketing digital, é possível usar esse exemplo e fazer bonito no seu negócio também.

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