Blog

Saiba como foi a palestra “Mídias Sociais”, com Cristiano Santos

Logo em seguida, quem subiu ao palco do RD On The Road Curitiba 2017 foi Cristiano Santos! Cristiano trabalhou na Editora Globo por 10 anos e já cuidou de mais de 16 marcas grandes, e com toda sua animação e experiência veio nos falar das mídias sociais, focando em uma em particular, o LinkedIn!

O LINKEDIN

Primeiramente, Cristiano nos contou um pouco sobre esta rede social! O LinkedIn foi criado por um pequeno grupo de amigos, em uma garagem, em 2002 e lançado em maio de 2003! O site tem diversas finalidades, mas a principal é conectar profissionais de todo o mundo, conhecidos ou desconhecidos, e gerar conteúdo relevante!

O LinkedIn está disponível em 24 idiomas e já possui mais de 500 milhões de usuários, dos quais 3 milhões são empresas! A cada segundo surgem 2 membros novos no site! No Brasil existem 29 milhões de usuários, ocupamos o quarto lugar no ranking mundial; no Paraná existem mais de 1 milhão de usuários, em São Paulo são 10 milhões!

CURRÍCULO OU CONTEÚDO?

Os dois! O LinkedIn é conteúdo e também um lugar para criar e deixar sua história profissional! Então sempre o atualize e deixe uma ótima impressão sua, isto pode fazer a diferença! Lá você não encontrará apenas pessoas formadas e sim as mais diversas profissões, dos profissionais de mídia até mágicos (sério)!

Embora seu principal foco seja o profissional, 99% dos usuários não utilizam apenas por causa de emprego, também utilizam para socializar, conhecer pessoas que possam trocar experiências significativas e estão gerando e procurando conteúdo também! As empresas também começaram a oferecer produtos, serviços e conteúdo no LinkedIn!

O PERFIL CAMPEÃO

Cristiano nos deu algumas dicas para transformar o seu perfil em um campeão, atraindo, assim, mais oportunidades e conexões para você!

  • Primeiro, não coloque uma foto qualquer de perfil, como fotos de pijama ou de casal.
  • Atualize sua foto a cada 2 meses ou quando mudar de corte de cabelo ou tenha feito uma mudança muito radical.
  • Siga as empresas que você tem interesse e interaja com seus posts!
  • Crie grupos e interaja bastante neles também, de parabéns a outros usuários, personalize mensagens para cada um, dialogue e troque conhecimento com as pessoas! Isto é uma chance de conquistá-las!
  • Sempre compartilhe conteúdo e conhecimento, isto cria engajamento e possibilidades para você!
  • Lembre-se de preencher os campos onde você conta mais sobre você, o que faz e o que gosta, e nunca (nunca mesmo) coloque “desempregado” em seu perfil!

O QUE PEGA MAL NO SEU PERFIL

Cristiano nos deu dicas sobre o que fazer e também sobre o que não fazer!

  • Não ter foto de perfil, ou fotos que não condigam com esta plataforma profissional, como fotos de casais, sem alguma peça de roupa, em festas e entre outras, pode criar uma má impressão!
  • Não preencher o resumo de forma correta ou deixá-lo pela metade também é um fator que prejudica muito, pois é lá onde os visitantes terão as informações sobre você antes de entrarem em contato, então deixe uma boa primeira impressão!
  • Evite ao máximo erros de digitação e problemas de conteúdo!
  • Não ter boas recomendações e não participar ativamente de grupos também podem ser prejudiciais!
  • Busque dialogar e se conectar mais!

DICAS

Para fechar, Cristiano nos deixou dicas!

  • Tente sempre buscar as pessoas certas no LinkedIn, pesquise e faça contato com quem pode trazer algo bom para você e sua empresa!
  • E construa relações fortes com estes contatos!
  • Crie laços e parcerias que apenas tragam benefícios para todos!
  • Engaje usando insights!
  • Também indicou e falou do Sales Navigator, uma plataforma que ajuda os profissionais de vendas a obterem mais sucesso através de vendas sociais. Siga Miguel Assaf se quiser saber mais sobre o Sales Navigator!

Foi uma palestra interessante e divertida que mostrou o poder do LinkedIn para criar uma boa impressão profissional de você e sua empresa e para conectar profissionais do mundo todo! Algo que muitos ali nem imaginavam! Obrigado Cristiano pela palestra e obrigado a RD pelo lindo evento!