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Saiba como foi a palestra “Otimize as suas campanhas de e-mail marketing”, com Eduardo Tavares

Eduardo Tavares é o Gerente de um dos times de Customer Success na Resultados Digitais, tem mais de 10 anos de experiência em marketing digital e Inbound Marketing. Eduardo é focado em garantir o sucesso dos parceiros na implementação do Inbound Marketing em seus clientes. Com essa breve apresentação, começa então a falar mais sobre o e-mail marketing, ferramenta essencial neste processo.

ALGUNS DADOS INTERESSANTES

Eduardo trouxe dados interessantes sobre os e-mails em geral:

121 E-MAILS É A MÉDIA QUE UMA PESSOA RECEBE POR DIA NO TRABALHO;

AS PESSOAS PASSAM, EM MÉDIA, 6H POR DIA CHECANDO E-MAILS;

88% UTILIZAM SMARTPHONES PARA CHECAR ESSES E-MAILS;

50% CHECAM E-MAILS DURANTE AS FÉRIAS;

70% CHECAM E-MAILS VENDO TV;

42% CHECAM E-MAILS ENQUANTO ESTÃO NO BANHEIRO!

Agora, um dado mais chocante ainda:

269 BILHÕES

por mês é o número de e-mails enviados no mundo todo!

Destes, 70% são spam. E é assim que as pessoas associam e-mail marketing a spam, elas acham que é uma estratégia que não funciona, segundo Eduardo. Mas não é bem assim. Vamos com calma!

COMO TRANSFORMAR SUAS CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING EM UMA PODEROSA FONTE DE RECEITA

Existem 3 principais pilares para que isso aconteça, segundo Eduardo: PLANEJAMENTO,
EXECUÇÃO e ANÁLISE.

Vamos por partes:

PLANEJAMENTO:

O planejamento é a base para que a sua campanha de e-mail marketing seja bem-sucedida. É preciso criar uma persona, pois ela que vai determinar o conteúdo (o que escrever), o estilo de linguagem (como escrever), auxilia na construção de estratégias (como vou atingir determinada persona?), entende a demanda (que informações as pessoas estão buscando?).

Além disso, é preciso pensar também na jornada de compra, que pode ser separada pelos seguintes tópicos: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. É preciso analisar toda essa jornada para que possamos escrever conteúdos relevantes para cada etapa em que a persona se encontra.

Depois, é claro, pensar na segmentação: entender a jornada de compra vai te ajudar a ter o timing de conteúdo certo (enviar a mensagem certa na hora certa) e, então, você consegue fazer uma personalização do conteúdo.

frequência também é importante: você precisa cuidar com a frequência que você envia os seus e-mails marketing. Dependendo do ciclo de compra – por exemplo, se você trabalha com o mercado imobiliário, não é uma boa ideia enviar propagandas de apartamentos toda hora. Uma dica do Eduardo é utilizar o Trello, ferramenta na qual você consegue criar um calendário de planejamento de envios.

Outra dica importante do Eduardo é sobre a sua base de e-mails: NUNCA compre uma base! O servidor do e-mail consegue entender que ninguém abre tais e-mails e, por isso, você pode ganhar punições.

EXECUÇÃO DA CAMPANHA:

Agora é a hora de pôr a mão na massa! Antes disso, é fundamental que você tenha definido o objetivo (o que eu quero?), a duração (frequência dos e-mails, até que dia vai durar a campanha), e a oferta (oferecer algo relacionado com o seu objetivo).

Sobre o texto do e-mail marketing: ele deve ser claro, a pessoa ao ler o e-mail tem que entender o que você está dizendo. Dica: peça para alguém revisar!

Sobre as imagens do e-mail marketing: Use imagens, mas use-as com moderação. O modelo de e-mail ideal é: 60% texto, 40% imagem.

Para fechar essa parte, Eduardo nos dá algumas dicas essenciais. Veja abaixo:
– Use assuntos curtos e emojis. Chama atenção!
– Personalize: deixe claro desde o assunto que aquele e-mail é relevante para quem possivelmente vai abri-lo.
– Faça um e-mail com a menor quantidade possível de objetivos: mandar um e-mail nesse estilo (objetivo e simplificado) faz a pessoa clicar com mais facilidade.
– Aproveite a parte superior do e-mail, pois cerca de 60% das pessoas que o abrem, não rolam para baixo.

ANÁLISE:

A análise chega a ser mais importante do que o próprio envio do e-mail. É aqui nesta etapa que estão os aprendizados! É impossível falar de análise sem falar em métricas de entrega, abertura, clique e conversão. Fique sempre de olho nisso e faça relatórios.

E foi com todo esse conteúdo e dicas incríveis que Eduardo Tavares encerrou sua palestra. Foi ótimo! Nós da Agência WX nos sentimos honrados em sermos parceiros da Resultados Digitais e, de algum modo, fazermos parte disso tudo! Até a próxima, RD On The Road