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Tudo que eu vivi no RD Summit 2019

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Por Agência WX
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Por Mariana Taques, Analista de Inbound Marketing na WX.

Os representantes da WX que participaram do RD Summit 2019

No começo de novembro tive a oportunidade de estar em Florianópolis em um dos maiores eventos de Marketing da América Latina e que está em sua sétima edição: RD SUMMIT 2019.

O evento reuniu 12 mil pessoas e foi composto por um público amplo, contando com empreendedores, profissionais e entusiastas de temas como marketing, vendas, sucesso do cliente, tecnologia e gestão que estavam lá para um objetivo comum que é a imersão e troca de conhecimento.

Foram 3 dias e ao todo 175 palestras, que geraram muitos insights e inspiração para os participantes. Isso sem falar nos espaços compartilhados, feiras de negócios e o animadíssimo happy hour.

Agência WX e RD Station: parceria de sucesso

A Agência WX trabalha com a plataforma RD Station há 3 anos, e recentemente conquistamos a categoria Platinum no programa de Parceria com a Resultados Digitais. Ter esse selo significa que nossa agência está sempre pensando em crescimento e resultados positivos!

E teve mais: fomos finalistas em duas categorias do prêmio promovido pela RD: Melhor Case e Especialista em Vendas – Ai que orgulho né?

Inclusive, quero aproveitar esse espaço e agradecer mais uma vez a Agência WX por ter proporcionado estar neste evento que é essencial para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.

E como foi muito importante pra mim, quero compartilhar o que eu aprendi com vocês. Vamos lá!

Hu-ma-ni-za-ção

Em quase todas as palestras que eu fui durante o RD Summit, os convidados falaram sobre um tema em comum: humanização. E este assunto não se restringiu apenas ao marketing, mas também para as empresas, onde o gestor deve enxergar o colaborador como uma pessoa que deseja evoluir, ter qualidade de vida corporativa e pessoal e investir nisso.

O marketing humanizado foi abordado em uma das falas da especialista em Marketing e professora Liliane Ferrari. Segundo ela, “naquele momento que a gente não vê pessoas, vê só números, é importante lembrar que são pessoas que estão comprando as nossas coisas”.

Outra frase marcante foi sobre a empatia que devemos ter com o público que recebe uma mensagem, pois segundo Liliane:“faça ao próximo o marketing digital que gostaria que fizessem para você”.

Ok! Mas o que isso quer dizer na prática? Significa que o marketing precisa acompanhar a geração atual, que é mais consciente e está atenta a esses detalhes, como saber mais sobre a marca que fabrica a roupa que eles vão usar. E ela termina a palestra deixando claro o recado de que “as empresas mais humanas vencerão.”

Na palestra de Ann Handley, a expert em Marketing deu várias dicas para deixar os e-mails mais humanizados e uma delas foi de segmentar bem a sua base e não sair atirando conteúdo no escuro, focando 100% em estratégia para conhecer bem o seu público.

Ela ainda destacou que “não é só sobre personas, mas sobre os corações que você quer trocar a partir desse e-mail. Leve histórias para ela, conte uma história humana”.

O mestre do SEO, Fábio Ricotta também trouxe o comportamento humano para as palestras, mostrando ferramentas como o mapa da empatia que ajuda na elaboração do conteúdo mais humanizado e também no Lead Scoring.

E o que é o mapa da empatia?

Este conceito mostra a importância de se colocar no lugar do outro, analisando mais do que apenas informações básicas como sexo, idade, dores e necessidades da persona. Segundo o mapa da empatia, devemos entender do que eles tem medo? O que os deixa frustrados? O que tem atrapalhado? Quais são os problemas? O que mudariam na vida? O que eles precisa para se sentir melhor? Quais são os sonhos?

Ao usar o mapa da empatia nós aprendemos realmente como nossos clientes se sentem, e podemos assim criar campanhas melhores e oferecer soluções que realmente ajudem na vida de cada um que for impactado.

Eu separei alguns insights interessantes para fazer com que a sua marca seja mais humana:

– Deixe o cliente comprar os produtos e serviços no tempo dele, sem enfiar goela a baixo e fazer com que tenha uma venda impulsiva e se arrependa depois

– Aproveite o Instagram para mostrar que tem pessoas trabalhando ali: filme as festas de aniversário, as integrações, os trabalhos sendo preparados, etc.

– Invista em customização e personalização

A era da voz já é uma realidade no marketing

Logo na entrada do evento havia um painel onde as pessoas colavam adesivos nas mídias onde mais consumiam conteúdo. Além do Instagram, o que mais tinha adesivo era o bloco de podcasts e quem viveu esses três dias de palestra ouviu muito falar sobre ele.

Uma das principais atrações do evento foi o palestrante Gary Vaynerchuk — não conhece ele? Siga-o no Instagram que vale muito a pena —, que iniciou a palestra dizendo: “comece o podcast agora mesmo. Não amanhã ou muito menos na semana que vem, é agora mesmo!”. Para demonstrar a importância, ele completou dizendo que essa mídia pode oferecer valor e conteúdo, demonstrando autoridade sobre o mercado.

Ainda sobre esta área, não podemos deixar de citar as pesquisas por voz que também foi bastante citada no evento. Segundo um estudo da ComScore, até 2020 de todas as consultas serão baseadas em voz. — Siri está aí para comprovar isso né?.

O Linkedin também vive seu momento!

Os clientes que eu atendo aqui na Agência WX sempre me perguntam como atingir o público no Linkedin. Eu costumo sugerir que seja trabalhado com o perfil pessoal de cada um e não deixando de postar conteúdos bacanas, dar dicas sobre o segmento e interagir com seus parceiros, clientes e prospects por lá.

Esses dias um cliente me contou que fechou uma venda por meio de um parabéns que ele deu no Linkedin e iniciou uma conversa. Parece bobeira, mas um simples gesto bastou para ele lembrar dos e-mails que havíamos enviado com o nome desse executivo de negócios.

Na palestra do Cristiano Santos, o convidado contou que o Linkedin possui 40 milhões de usuários ativos e está cheio de profissionais que estão procurando conteúdos relevantes para o dia a dia. A dica dele foi criar autoridade com dicas práticas, experiências, listas e conteúdos humanizados sobre determinado assunto.

Os vídeos convertem sim e muito!

Camilo Coutinho é especialista em vídeos e reforçou que precisamos investir mais em neste formato, sem medo de mostrar a cara. Eu particularmente adoro seguir pessoas no Instagram e Facebook que são autênticas e compartilham experiências. Isso vai pra linha MAIS UMA VEZ da tão falada humanização.

Ele também deu algumas dicas valiosas para converter melhor os vídeos:

– Invista no thumbnail – uma miniatura bem atrativa pode te ajudar a converter 60% a mais (Achei esse dado muito interessante)

– Não esquecer de otimizar seu vídeo no canal de Youtube

– Faça o roteiro chicote que contém as seguintes perguntas:

●      O que eu vou ensinar?

●      O que ele faz ou como eu aplico?

●      Quem compra?

●      Quando compro?

●      Qual é o diferencial?

●      O que acontece se eu não comprar?

SEO sempre vai ser tendência no marketing!

Fábio Ricotta compartilhou com o público um slide sobre a base de SEO bem feita! Ela é composta dos seguintes fatores:

1- Acompanhamento: do que foi implementado pelo cliente no projeto

2- Conteúdo em Categorias: para garantir que as páginas tenham relevância

3- Velocidade: para garantir uma melhor taxa de conversões

4- Linkagem interna: aumentando a descoberta do Google pelas páginas internas

Resumão:

●      Humanize-se: no auge da era da Inteligência Artificial, o diferencial é ser humano. Comunique-se com o seu cliente com empatia e lembre-se que por trás das mídias e e-mails há uma pessoa com desejos e anseios.

●      Sem dados você é apenas uma pessoa com opinião. Os dados são a grande transformação de todos os negócios!

●      Nenhum planejamento terá sucesso se não colocar o cliente em primeiro lugar!

●      “Se você não entende de pessoas. Você não entende de negócios”.

●      “Conte histórias certas, para as pessoas certas, no momento certo!”.

●      E por fim: o marketing está em constante mudança o tempo todo. Estude sempre, aprenda e nunca deixe de levar novas ideias ao seu cliente!

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