Case IMMEF

Como pensando na saúde da mulher conseguimos melhorar a saúde da empresa.

Fundada por médicos especialistas em Medicina Fetal, o IMMEF – Instituto da Mulher e Medicina Fetal – está no mercado desde 2006 atuando em dois segmentos: exames para gestantes e check up feminino.

Sobre o IMMEF

Nesses 13 anos o IMMEF se consolidou como uma das mais renomadas clínicas da cidade ao contar com um parque tecnológico de última geração, que garante assertividade e rapidez nos resultados, e um corpo clínico de 22 médicos renomados e especialistas na avaliação de casos especiais de alterações fetais. 

Além disso, o Instituto conta com um espaço chamado IMMEF mulher, local dedicado à realização de exames ginecológicos de rotina onde tudo foi pensado para deixar a paciente confortável e afastar a percepção de ansiedade e desconforto. 

Dessa forma, o IMMEF se dedica ao máximo para atender cada paciente de maneira especial e humanizada desde a primeira ligação de agendamento, na qual a paciente já sente bem-vinda, passando por todas as fases de tratamento no qual o cuidado é o maior propósito.

Recepção do IMMEF

O problema

Desse zelo que o IMMEF tem com as suas pacientes é que surgiu a necessidade de um contar com um marketing digital estruturado. Isso porque, por meio do marketing de conteúdo se tornou possível conscientizar as mulheres da importância da realização de exames e mostrar às gestantes que a clínica tem muito a oferecer a elas.

Além disso, o marketing também se mostrou estratégico para fazer a divulgação do, à época, recém lançado serviço de gravação digital dos exames de Ultrassom.

Assim, diversas pacientes que não sabiam dessa possibilidade passaram a conhecer essa possibilidade e enxergar o IMMEF como uma referência neste serviço.

Há ainda a necessidade de se tornar referência também na internet, o que até então não acontecia uma vez que o site estava desatualizado, com baixo número de visitantes e estrutura que não havia sido pensada para gerar conversões. Devido ao fraco SEO, o ranqueamento no Google também era prejudicado, fazendo com que as pessoas não encontrassem com facilidade a clínica.

Essa situação também se refletia nas redes sociais, já que contavam com um Facebook de 15mil curtidas e pouco engajamento, resultando assim em poucos agendamentos oriundos dos meios digitais. Esses eram apenas alguns dos principais problemas existentes em 2018. 

Logo quando assumiu a conta, a Agência WX entendeu cada uma dessas questões e  decidiu estudar o perfil de cada persona, entender o passo a passo dos pacientes para chegar até ele da melhor forma – afinal, nosso desafio não seria apenas gerar agendamentos, mas sim,  fidelizar a paciente e fazer com que ela seja fã da marca. E claro, nada disso aconteceria se não fosse a utilização do RD Station Marketing.

A solução

Para ter sucesso em um trabalho de Inbound Marketing o site precisa de um carinho especial, sendo assim sugerimos um novo wireframe com base na experiência do usuário, aplicamos um novo layout clean e inserimos CTAs (Call To Action) nos locais mais estratégicos.

Repensamos os formulários, do contato ao agendamento, contendo informações chave e tornando o atendimento da recepção do IMMEF mais fácil, rápido e prático.

Site do IMMEF reformulado e preparado para Inbound Marketing

Planejamento de Inbound Marketing

Com as personas e objetivos mercadológicos bem definidos, iniciamos o estudo de jornada das pacientes, de modo que as ações de inbound pudessem impactar e as pacientes qualificadas fossem conduzidas por um caminho até o agendamento.

Feito isso, traçamos um plano de comunicação no qual estruturamos conteúdos de blogs, materiais ricos e mídias sociais, segmentação de campanhas de acordo com personas, análise para otimização de SEO, criação de landing pages para transformar os visitantes em leads e fluxos de nutrição de acordo com o objetivo de cada campanha.

Conteúdos que fazem diferença

Pensamos sempre em conteúdos atrativos, personalizados e que passem toda a questão de humanização e cuidado que o IMMEF tem com suas pacientes. Sempre prezando a importância de cuidar da saúde. 

Um grande diferencial dos conteúdos é que nosso time de inbound utiliza o Lead Scoring e Automação de Marketing do RD Station para acompanhar a gestação de cada mãe que faz/fez o exame no IMMEF.

Um exemplo prático

A futura mamãe informa que tem 22 semanas de gestação ao converter no site, à partir daí ela passa a fazer parte de uma segmentação para o mês correto de gestação e podemos enviar os próximos exames que ela poderá realizar e oferecer conteúdos que fazem sentido para cada momento da gravidez.

Aprendendo a cada ciclo

O cuidado na análise de resultados também é decisivo para esse projeto. Em cada análise feita, nós conhecemos ainda mais as nossas personas. Sendo assim, conseguimos entender qual o melhor horário para envio dos materiais, que tipo de materiais ricos elas querem receber e sempre mostrando prontidão e rapidez nas respostas. Aliás, nosso diferencial é a rapidez, não podemos em nenhum momento falhar nessa etapa de atendimento.

O Inbound Marketing era a melhor maneira do IMMEF se diferenciar da concorrência.

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing é o nome dado à combinação de estratégias e táticas de marketing digital focadas em trazer resultados utilizando conteúdo relevante para o seu futuro cliente.

O objetivo do Inbound Marketing é gerar leads (potenciais clientes) para comprar seu produto ou serviço.

Para tanto, as ações de Inbound Marketing envolvem a integração total de canais como mídias sociais, blogs, e-mail marketing, CRM e mídias pagas.

Postagens nas mídias sociais:

Resultados alcançados

Iniciamos a nossa parceria em julho de 2018 e desde então temos tido resultados muito positivos. Podemos citar alguns números de destaque como:

  • Busca orgânica é responsável por 81% do tráfego do site, sendo o principal canal de aquisição;
  • Também aumentamos o número de visitas através das mídias sociais: quando iniciamos os números estavam em média de 30 a 40 e hoje a média é de 150 a 200 visitas;
  • A página de agendamento de exames é a segunda mais acessada do site, totalizando 4,81% de porcentagem de visualização da página;

78%

mais visitas no site

Antes o site recebia em média 9 mil visitas mensais.
Atualmente o site recebe 16 mil visitantes.

223

agendamentos
após ação com e-book

Nos meses de outubro, novembro e dezembro, que costumam ser menos rentáveis por que geram menos agendamentos devido as festas, foram solicitados agendamentos acima da média, lotando agenda dos médicos até fevereiro 2019.

Destacamos também o mês de maio 2019 – mês no qual criamos um e-book completo sobre cada fase da mãe e do bebê durante os 9 meses da gestação – que foi super bem recebido, gerando taxa de conversão de 47,15% e na sequência um total de 223 novos agendamentos de exames.

Resultados não são apenas vendas

A combinação entre qualidade técnica dos equipamentos, expertise dos médicos do corpo clínico, atendimento diferenciado de toda equipe e as ações de Inbound Marketing focadas em prevenção e informação, gera muito mais do que venda de serviços médicos, ficou claro para nós que as pacientes têm um sentimento de carinho genuíno pela IMMEF. Isso transparece a cada vez que um blogpost ou material rico é compartilhado, a cada elogio ou comentário de agradecimento recebido nas redes sociais. Fica um sentimento muito bom pois estamos ajudando as futuras mamães a compreender melhor a própria gravidez.

Ação do Outubro Rosa

Para um dos meses mais importantes do ano, criamos vídeos, postagens, matérias no blog e infográfico falando sobre a importância de fazer a mamografia e mencionando casos de superação de quem já passou por um tratamento contra o câncer de mama. O resultado foi um aumento expressivo no engajamento.

O IMEEF se tornou um canal convergente onde a mulher não apenas faz seus exames mas também encontra conteúdo de qualidade e apoio emocional de outras pessoas que passaram pela mesma fase que elas estão passando, seja a gestação ou uma lute contra um câncer de mama.

Gostou dos resultados que viu?

Saiba como a WX pode fazer o mesmo pelo seu negócio.