Como pequenas e médias empresas podem ter mais resultados com o Inbound Marketing

Nos últimos anos surgiu um novo perfil de consumidor, mais exigente, informado e que possui a sua disposição uma variedade de ferramentas que o auxiliam no processo de tomada de decisão. Não é a toa que as estratégias do marketing tradicional (outbound marketing) já não surtem tanto efeito. Hoje, para ganhar a atenção do cliente é preciso entregar um valor que possa ser percebido de verdade. É neste princípio que se baseia as ações do Inbound Marketing, método de baixo custo e alta taxa conversão.
O Inbound Marketing consiste em entregar um conteúdo relevante, a fim de conquistar a confiança do cliente. As ações se baseiam em quatro etapas: atração, conversão, vendas e fidelização. As ferramentas mais usadas para isso são blogposts, eBook, newsletters e webnários. Todas elaboradas cuidadosamente, pensando em métricas de SEO, otimização para os mecanismos de buscas do Google, e na Persona que deseja atingir. Mas antes de tudo,é necessário muito planejamento, pois esta é uma ação de longo prazo.

Benefícios do Inbound Marketing

Outra grande vantagem do Inbound Marketing é o maior poder de segmentação e mensuração de dados. Os diversos tipos de métricas oferecidas pelos blogs (local onde ficará o conteúdo) e redes sociais (local onde será compartilhado o conteúdo) permitem saber quais ações estão dando certo e quais precisam ser reavaliadas. É preciso salientar que o Inbound Marketing funciona em um processo de troca, de um lado a empresa oferece um conteúdo que soluciona um problema do cliente, e do outro, a pessoa passa suas informações para abastecer o banco de dados da empresa, direcionando as próximas etapas do funil de vendas.

Vamos dar um exemplo, para ficar mais fácil compreender:

João está interessado em abrir uma loja virtual, mas ele não entende muito de e-commerce. Marcelo tem uma agência digital em Curitiba responsável por fazer sites de vendas, e para atrair possíveis clientes ele cria um ebook “Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja virtual de sucesso”. João, por sua vez, pesquisa no Google “o que é preciso para abrir uma loja virtual”, e os mecanismos de buscas indicam a postagem de Marcelo. Para fazer o download do arquivo, João fornece seus dados de contato, e agora Marcelo sabe que tem um cliente em potencial querendo abrir um e-commerce.

Uma ferramenta eficiente e mais econômica

Além de muito eficaz, uma estratégia de Inbound Marketing é muito mais econômica, custa cerca de 62% menos do que ações de outbound marketing. 80% dos consumidores preferem procurar informações sobre um determinado produto ou serviço em artigos completos do que em anúncios publicitários. A vantagem é que sua empresa se torna autoridade naquele segmento e uma vez que cativou o seu consumidor, o poder de fidelização é muito maior.

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