Dominando o Google: os segredos de SEO do maior blog de marketing digital do país, com Vitor Peçanha

A quarta palestra do RD On The Road Curitiba 2018 foi com o palestrante veterano Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content. Falando sobre conteúdo, sob o título de “Dominando o Google: os segredos de SEO do maior blog de marketing digital do país”, ele apresentou as estratégias utilizadas pela empresa dele para conseguir resultados admiráveis.

Estar em primeiro lugar no Google é muito difícil – e é ainda mais difícil se manter lá. De acordo com Peçanha, um ótimo profissional de SEO precisa ter 4 qualidades:

Telepata
Sedutor
Encantador
Bom de briga

Telepata

O primeiro passo é se perguntar: para quem estou fazendo o meu conteúdo? Algumas pessoas costumam escrever o texto que mais agrada a elas, sem nem saber se vai agradar ao público que está lendo o material. Você pode evitar essa situação ao seguir as dicas abaixo:

Utilize palavras-chave que tenham relevância, volume de pesquisa e sejam alinhadas com o momento da jornada do cliente. De preferência, que não sejam palavras datadas;

Estruture a palavra-chave dentro do seu texto, de maneira a abordar todos os aspectos interessantes sobre o assunto;

Utilize características na abordagem que sejam adequadas ao resultado que o público deseja obter (ex: mais rápido, completo, definitivo)

Sedutor

Na busca que a pessoa está fazendo, você precisa fisgá-la de primeira com títulos e descrições (meta description) atraentes. Ambos precisam: despertar a atenção, mostrar benefícios claros e usar palavras chamativas. Mas como fazer isso? Não há uma fórmula mágica ou uma receita pronta de sucesso. A dica de Peçanha é fazer pelo menos 10 versões de cada título até que você encontre a ideal!

Encantador

Seu possível cliente encontrou o seu site, se interessou pelo título e pela descrição da página e clicou para entrar. Parabéns! Você conseguiu vencer seus concorrentes. Mas o trabalho não para por aí: agora o visitante precisa ficar e ler o conteúdo. Como fazer isso?

Utilize títulos internos para incrementar a informação sobre os benefícios que seu leitor obterá ao ler o post;

Faça uma introdução que atraia pela facilidade ao abordar o tema. Mas não enrole, lembre-se que a pessoa não lhe deve paciência e não é obrigado a ficar ali mais do que ele ache necessário;

Na introdução, desperte curiosidade, faça com que o leitor se engaje e faça uma promessa – e a cumpra no texto;

Use a técnica de bucket brigades, pequenas partes de texto feitas para manter a atenção do leitor até o próximo trecho;

Escreva de uma maneira que o visitante escaneie o texto e saiba que ali ela encontrará o que está procurando. Afinal, se não tiver, ela nem perderá o precioso tempo dela e voltará à busca.

Bom de briga

Na busca do Google, seu site está concorrendo com uma infinidade de outros sites. Nada está garantido: se bobear, seu concorrente pode pegar o seu lugar na lista! Portanto, a dica é fazer um plano de ataque (caso seu site não seja o primeiro) ou um plano de defesa (se você não quiser perder o posto).

Peçanha recomenda fazer compartilhamentos nas redes sociais, reforçar o link building e atualizar o conteúdo com uma certa frequência, com base na pesquisa da palavra-chave e na análise do trabalho da concorrência.

Para resumir, o trabalho do profissional de SEO de baseia em:

Escrever;

Monitorar;

Aprender;

Refazer.

Pensa que tem o necessário para dominar o Google? Então é hora de colocar em prática as dicas do Peçanha!

A palestra do Vitor Peçanha foi esclarecedora para os interessados em SEO! Um conteúdo tão bom, que deu até vontade de pegar o notebook e começar a refazer vários posts. Obrigado Vitor e RD on the Road pela palestra motivadora! Clique aqui para saber ler mais sobre o palestrante.