Email Marketing: Dicas e estratégias para melhorar suas campanhas, com Renan Fernandes

A terceira palestra do dia foi dada por Renan Fernandes, especialista em Growth Hacking da Resultados Digitais, e teve como título “Email Marketing: Dicas e estratégias para melhorar suas campanhas”. Nela, o palestrante mostrou um cenário comum em algumas campanhas de e-mails: taxas de abertura e cliques cada vez menores.
Mesmo após tentativas de segmentar os disparos, melhorar o assunto e a apresentação dele e otimizar conteúdo, há casos em que nada disso parece melhorar a situação. Isso é normal no dia a dia dos profissionais que trabalham com email marketing, mas tal desafio deve ser encarado de frente.

E agora? Como evitar que isso continue a se repetir?

Renan apresenta um manual de boas práticas para a criação e envio de email marketing, que deve ser seguido por quem deseja obter melhores resultados. Nele, constam 3 aspectos muito importantes:

Experiência do Usuário | Gestão de Base | Entregabilidade

“Resolva as dificuldades técnicas primeiro.” (Renan Fernandes)

Você sabia que:

O peso máximo das imagens não pode passar de 500kb?

O peso de cada uma das imagens tem que ter, no máximo, 100kb?

O HTML do e-mail não pode ser maior que 100kb?

Todas essas dicas ajudam a deixar o email marketing mais leve e fácil de ser enviado pelo servidor.

Experiência do usuário

Se o email marketing é para ser enviado para seu usuário, ele precisa ser criado pensando no usuário. Parece algo simples e óbvio de ser dito, mas leve em consideração algumas ações:

  • Quando foi a última vez que você conversou com o seu lead?
  • E com o seu cliente?
  • Você sabe quais as necessidades deles?
  • Entende o que eles procuram e a maneira como eles procuram o que precisam?
  • Quais dificuldades enfrentam?

E o mais importante:

Qual será o ganho do usuário que abrir o email?

É possível que essa pessoa receba diariamente dezenas – ou até mesmo centenas – de emails. Para que ela não sinta que o tempo dela foi perdido, é necessário que o conteúdo seja relevante a ponto de mudar a vida dela – nem que seja um pouquinho. Em outras palavras, entregue um valor.

Portanto, é preciso entender quem é o público que acessa os seus emails, como se comunicar de forma eficiente e como melhorar a experiência dele ao fazer isso.

Se puder entregar algo a mais, melhor ainda. Que tal disponibilizar um e-book? Uma ferramenta, um kit, uma planilha? Faça isso! Mas deixe claro não somente o que a pessoa vai receber, mas como aquilo pode ajudá-la a resolver o problema dela. Fazendo isso, a Resultados Digitais conseguiu aumentar em 39% a taxa de cliques nos emails.

Lembre-se que menos é mais

Outra dica é aproveitar a área nobre do e-mail para colocar o que é mais importante. A área nobre do e-mail é a primeira tela após a abertura do e-mail. Levando em consideração que 60% dos usuários não rola o e-mail, recomenda-se utilizar a técnica da pirâmide invertida, no qual o assunto é tratado da informação mais importante para a menos importante. E seja breve: quanto mais você enrolar para chegar ao ponto, menor é a atenção e a paciência do público.

Personalize

Dê boas-vindas ao seu leitor, chame-o pelo nome. Dar um toque pessoal à mensagem faz com que ele considere o email marketing mais do que uma tentativa de venda e, portanto, digno de atenção. Direcione o conteúdo, entregue algo que corresponda com o que ele está buscando. E utilize as informações fornecidas pelo usuário (cargo, empresa) no seu formulário para atrai-lo cada vez mais.

Gestão de base

Seu email marketing é enviado para uma determinada quantidade de pessoas por vários meses, mas apenas metade delas abre. Não se engane: seu público é apenas essa metade engajada! Por isso, não tenha dó: faça uma limpeza e exclua os que não acessam o conteúdo enviado. Assim, você libera espaço no servidor e as chances do e-mail chegar na caixa de entrada – e não no SPAM – são maiores! O número de conversões, consequentemente, cresce (a Resultados Digitais contabilizou 95% de aumento).

Entregabilidade

Controle a quantidade de e-mails que você manda por semana, evite ser inconveniente. O ideal é que seja enviado 1 ou, no máximo, 2 emails. Outra dica é testar a entrega por meio do site mail-tester.com e observar as métricas de entregabilidade no site Sender Score (senderscore.org).

A palestra do Renan Fernandes foi muito completa, com muitas dicas! Um conteúdo que juntou quesitos técnicos, e nos fez pensar na experiência do usuário. Obrigado Renan e RD on the Road pelo conteúdo massa! Clique aqui para saber ler mais sobre o palestrante.