Introdução ao Inbound Marketing, com Letícia Bahlis

A segunda palestra do RD On The Road Curitiba 2018 foi com Letícia Bahlis, gerente de implementação de sucesso na Resultados Digitais, e teve o tema “Introdução ao Inbound Marketing”. De início, a palestrante já fez uma provocação:

“Qual é o futuro das empresas?”

Antigamente, em uma época em que não havia internet ou que ela ainda não estava popularizada, existiam poucas fontes de informação. Há quem lembre que, por exemplo, para encontrar o telefone de uma empresa (mandar um Whats? Isso nem existia!), era necessário procurá-la em uma pesada lista telefônica.

A jornada do consumidor nessa época consistia no aprendizado e na descoberta da marca pelo cliente, por meio de ações de marketing. Em seguida, todos os passos – reconhecimento do problema, consideração da solução, avaliação e, finalmente, compra – estavam a cargo da equipe de vendas.

A estratégia da empresa era, basicamente, investir em mídias como rádio, impresso e televisão; esperar que o público procurasse o produto/serviço; contar com vendedores para informar e convencer os possíveis clientes; fechar contrato e receber o pagamento. Todo esse investimento e esforço da empresa traziam resultados, mas não era possível mensurá-los devidamente.

E, então, o mundo mudou. A internet tomou conta do dia a dia das pessoas, a tecnologia avançou e atualmente a maioria delas é dependente da rede para estudar, trabalhar, se comunicar e também para tomar decisões de compra. Com isso, as empresas precisaram se adaptar e entender que, na era da democratização e da gigantesca oferta de informações, 60% da decisão de compra já foi tomada antes da primeira conversa com o vendedor.
Portanto, foi necessário rever a estratégia e começar a influenciar o público muito antes do contato dele com o setor de vendas.

Atualmente, o Inbound Marketing é utilizado para que a empresa se torne referência na web e consiga uma audiência ainda maior, por meio da criação de conteúdos úteis e interessantes, tendo em foco as dores do cliente. A partir desse processo, a aquisição de clientes se torna mais previsível, escalável e lucrativo.

E como utilizar o Inbound Marketing para captar clientes?

O Inbound Marketing é estruturado em um funil de vendas, no qual o conteúdo é moeda de troca para a obtenção de informações sobre os clientes.

Atrair visitantes (com o oferecimento de conteúdo de qualidade)

Converter visitantes em leads (por meio da obtenção de informações)

Relacionar-se com os leads até que eles decidam pela compra (por meio da nutrição com materiais ricos que tirem dúvidas e o convençam a dar o próximo passo)

Transformar leads em clientes por meio da venda (quando os leads estiverem maduros o suficiente)

Analisar as métricas de cada passo para ver o que pode ser melhorado (utilizando ferramentas disponíveis para este trabalho)

Cada uma dessas etapas contém diversas formas de abordagem e gatilhos para que o possível cliente entre na base de leads da empresa. Podem ser utilizadas técnicas de SEO, anúncios em diferentes plataformas, landing pages, newsletters, pop-ups, promoções, e-books, planilhas e muito mais. Basta saber quais deles utilizar, de acordo com o que faz mais sentido para o seu negócio.

Ao fazer esse trabalho, é importante ter em mente que nenhum lead é igual ao outro e cada um vai ter um comportamento diante do que for apresentado. Ou seja, o gatilho que funciona para um não será o mesmo que funcionará para outro; por isso, é necessário observar o consumidor e reagir conforme a situação.

O ciclo de vendas da empresa que utiliza o Inbound Marketing é reduzido e os resultados aparecem com maior rapidez. Para continuar a ler sobre Inbound Marketing, baixe o e-book grátis abaixo:


A palestra da Letícia Bahlis nos fez pensar em como tudo era antes de toda essa tecnologia que hoje temos à nossa disposição, e deu dicas super legais para a captação de clientes através do Inbound Marketing. Obrigado Letícia e RD on the Road pelas dicas! Clique aqui para saber ler mais sobre o palestrante.