LinkedIn: uma central de oportunidades profissionais, com Fernanda Nascimento

A sétima e penúltima palestra do RD On The Road Curitiba 2018 foi dada por Fernanda Nascimento, marketing planner da Stratlab Inteligência Digital, com o tema “LinkedIn: uma central de oportunidades profissionais”. No início, ela fez uma pergunta à plateia: “que oportunidades estão no LinkedIn?” e mostrou dados interessantes:

Mais de 546 milhões de usuários no mundo;

Mais de 70 milhões de usuários na América Latina;

Mais de 32 milhões de usuários no Brasil;

Mais de 9 milhões de empresas;

Mais de 169 milhões de visitantes mensais.

Levando isso em consideração, o LinkedIn é uma ótima opção de rede social para profissionais e negócios B2B. Ele pode ser utilizado para vender, comprar, contratar, ser contratado, mentorar, dar mentoria, ser promovido e trocar experiências.

Para o profissional

Visando obter bons resultados, é necessário trabalhar 4 pontos-chave:

1) Marca pessoal

É altamente recomendado que você cheque seu Índice de Vendas Sociais (Social Selling Index ou SSI), que “calcula a sua eficácia em estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando insights e cultivar relacionamentos de confiança”. Além disso, as seguintes perguntas servem para refletir: Você colocaria o seu perfil numa vitrine? Seu perfil mostra o melhor da sua história profissional? Sua foto representa quem você é hoje e representa você no seu dia a dia?

Dicas: Na sua descrição, faça o texto em primeira pessoa, contando o que há de melhor na sua experiência. Utilize palavras-chave, de possível, para que seu perfil possa indexar melhor de maneira orgânica no Google. Escolha competências (habilidades) relacionadas àquilo que você é realmente muito bom em fazer.

2) Autoridade:

Você sabia que autoridade não é você quem faz? Quem faz autoridade é o seu público por meio de reconhecimento. O LinkedIn oferece a possibilidade da pessoa escrever um artigo, no qual pode contar a experiência profissional, algo de importante que aprendeu na jornada ou um case de sucesso de um cliente seu. Lembre-se que aquele espaço não deve ser usado para fazer propaganda direta da sua empresa e sim oferecer um conteúdo de qualidade para as pessoas.

3) Networking:

Conhecer pessoas interessantes profissionalmente falando e que acrescentem alguma coisa à sua experiência no mercado é fundamental. No LinkedIn, você pode solicitar a conexão com pessoas e também solicitar para que pessoas em comum façam a conexão entre você e alguém comercialmente atraente para os seus negócios.

4) Comunicação eficiente:

Incremente sua comunicação personalizando uma mensagem, construindo uma conversa bacana, mas não se delongando. Não se esqueça que timing correto é indispensável e que é necessário fortalecer o seu perfil.

Para o negócio B2B

O site dá a oportunidade às empresas de criar uma Company Page, uma página institucional dentro do LinkedIn. É importante deixá-la atraente e com informações sobre o que a empresa faz e o que vende (produtos ou serviços). Ali também é possível ofertar vagas de emprego, tornando ao processo seletivo muito mais fácil de realizar.

De acordo com Fernanda, há algumas maneiras de anunciar no LinkedIn, entre elas:

Conteúdo patrocinado direto, sem a necessidade de utilizar uma postagem feita na Company Page, dando mais liberdade ao anunciante;

Com foco no aumento do conhecimento de marca, construção de relacionamentos e geração de leads;

O mais barato dos formatos de anúncio, é utilizado para atrair público para o site da empresa e gerar leads;

Visa enviar mensagens com o máximo de impacto para a caixa de entrada dos seus leads. Só é entregue quando o usuário está online;

Geração de leads de qualidade com formulários de preenchimento automático em dispositivos móveis.

Além disso, na ferramenta Sales Navigator, é possível salvar alguém como lead, o que auxilia no processo de formar uma base sólida de leads e possíveis clientes.
Gostou das dicas? Então chegou o momento de colocá-las em prática para alavancar sua carreira ou business!

A palestra da Fernanda Nascimento foi focada na parte técnica do LinkedIn para o profissional, e para os negócios. Obrigado Fernanda e RD on the Road pelo conteúdo rico. Clique aqui para saber ler mais sobre a palestrante.