Marketing Digital na prática: as dicas para 2018, com André Siqueira

A oitava e última palestra do dia foi dada pelo Diretor de Marketing da Resultados Digitais, André Siqueira, que fechou o dia no RD On The Road Curitiba 2018 com o tema “Marketing Digital na prática: as dicas para 2018”. Ele contou que todo ano, para o OTR, ele faz uma lista com dicas rápidas, de alto impacto e fáceis de aplicar no dia a dia. Tais dicas visam encontrar atalhos e fazer mais com menos. São elas:

1) Transforme o blog em uma máquina de conversões

Por que converter visitantes em leads apenas com formulários? A dica aqui é diversificar as maneiras de atrair leads, complementando os posts mais visitados com podcast, vídeos ou formulários no meio do texto (reduzindo o número de cliques).

2) Targeting com foco máximo

Utilize a lei de Sinatra: if I can make it here, I can make it anywhere. Ou seja, escolha segmentações mais específicas para conseguir encontrar o público correto.

3) Stories e posts podem ser utilizados no processo

Pense no que você pode fazer para se destacar dos seus concorrentes. Utilize os recursos disponíveis em stories e post o máximo possível, sem exagerar e respeitando, é claro, o segmento ao qual sua empresa pertence.

4) Não reinvente a roda

Veja o que a concorrência está fazendo. Não é necessário fazer a mesma coisa, mas você pode adaptar até chegar a um formato mais atraente, pensando nos gostos e preferências do seu público.

5) Ofereça diagnósticos e quiz

Se sua empresa tem dispõe de alguma ferramenta de diagnóstico próprio, você PRECISA oferecê-la como material de download. Os quizzes são mais fáceis de fazer e também são bem interessantes, pois causam curiosidade.

6) SEO tem a ver com priorização e categorização

Faça um planejamento de conteúdo focado em SEO que tenha estrutura em categorias, categorias + complemento e long tail. Por exemplo:

[CATEGORIA]
Diabetes

[CATEGORIA+COMPLEMENTO]
Causas Diabetes

[LONG TAIL]
Por que Diabetes precisa de insulina

Para uma palavra-chave de de categoria, é recomendado fazer um post épico, com, no mínimo, 3 mil palavras, recursos multimídia e muitos links internos. Para uma palavra-chave de categoria + complemento, o recomendado é um blog post de, no mínimo, 1,5 mil palavras e alguns links internos. Para o long tail, basta um post simples.

7) Faça display para quem compra

Anuncie direcionados para quem está no momento de compra. É possível fazer essa segmentação no Facebook.

8) Use bem os links no Instagram

Como o Instagram permite que apenas os links colocados em anúncios fiquem clicáveis, o que geralmente é feito em postagens simples é uma indicação de “link na biografia”. Mas nem sempre a postagem que a pessoa está vendo é atual, o que confunde o público. Para solucionar isso, é possível usar sites que fazem árvores de links, facilitando para encontrar um conteúdo específico.

9) Complemente com hashtags e localização no Instagram

Lembre-se de colocar onde você tirou a foto postada e adicionar hashtags que façam com que seu público-alvo encontre suas postagens com mais facilidade. Pense: quais hashtags fazem mais sentido para o seu negócio?

10) Trabalhe SEO desde o arquivo de upload

Coloque a palavra-chave no nome do arquivo no seu computador antes de fazer o upload. Se possível, adicione também às tags e às descriptions.

11) Personalização saindo do nome

Personalize além do nome, utilize as informações fornecidas no formulário de captação de leads para personalizar a automação com cargo e/ou nome da empresa.

12) Chatbots para engajamento e lead gen no Facebook

Não tenha medo de usar chatbots para interagir com seu público, principalmente para coisas que podem ser automatizadas sem gerar desconforto no cliente.

13) Whatsapp é gigante e não precisa ser ignorado

Com o lançamento do Whatsapp Business, é possível fazer muito com ele! Utilize também como código para facilitar que seu público compartilhe links do seu site com amigos e também para abrir uma conversa no whatsapp.

14) Diagnósticos ajudam a encontrar atalhos

Seu site está otimizado para SEO? É compatível com dispositivos móveis? É rápido para abrir? Utilize, respectivamente, os sites Quicksprout, Mobile friendly (Google) e GTMetrix.

15) Troque mais com quem faz

Fale com quem também está fazendo marketing digital e descubra o que funcionou, o que não funcionou. E o melhor: troquem experiências!

A palestra do André Siqueira foi incrível, com muitas dicas que nos deixaram eufóricos. Obrigado André e RD on the Road! Mais um ano apaixonados por tanto conteúdo de qualidade sendo compartilhado! Clique aqui para saber ler mais sobre a palestrante.

E, o dia no RD On The Road Curitiba 2018 terminou (#VemRDSummit) mas com muito conhecimento absorvido e muita vontade de fazer acontecer! Valeu, RD, por este super evento!