Menos mais do mesmo: como a diferenciação pode ser necessária para sua marca, com Alex Lima

A quinta palestra do dia foi com Alex Lima, co-fundador da Glóbulo, que trouxe o tema “Menos mais do mesmo: como a diferenciação pode ser necessária para sua marca”. Mais parecido com um papo, Alex começou com a pergunta “de que é feita uma marca?”. A resposta não é tão simples como parece, e você vai entender o motivo.

Uma marca não é feita apenas de uma coisa, e sim de um conjunto de definições que tem relação direta com as ações que podem ser realizadas a partir disso. Vamos listá-las a seguir:

Marca é feita de comunicação e interação. Por meio disso, ela precisa ajudar o consumidor a resolver alguma necessidade ou saciar algum desejo, utilizando uma linguagem que elas estão familiarizadas.

Marca é imagem e apresentação. É mais do que um produto ou um serviço, mas como ela fica marcada na vida das pessoas.

Marca envolve percepção de valor. Qual valor ela pretende entregar ao cliente? Precisa ser condizente com o ambiente em que é inserida e também com a imagem e a apresentação feitas.

Marca pode ser uma fonte de interação social. No que a empresa acredita? Qual bandeira ela levanta? É importante mostrar que ela se importa com algo além dela própria.

Marca precisa fazer a promessa certa e entregá-la. Se ela promete qualidade, precisa entregar qualidade. Só assim ela ganha o direito de fazer novas promessas ao consumidor. Do contrário, perde a credibilidade.

Marca é reputação e reputação é a nova moeda. Quando vale a sua reputação? O que seus clientes dizem sobre você? As avaliações são positivas ou negativas? Reflita.

E se a marca fizesse o papel de amigo? De maneira correta, sem forçar a barra, ser amigo do cliente abre espaço para um tipo ainda melhor de cliente: um fã. E ele vai espalhar aos quatro ventos o tanto que gosta da sua marca.

Marca precisa de um propósito. E como o propósito pode ser revertido em resultados? Oferecendo mais do que um produto ou serviço, mas oferecendo uma experiência às pessoas!

Marca é muito além do que você vê. O impacto que ela tem na sociedade é igualmente importante para entender como melhorá-la.

Percebeu que além das várias definições de marca, cada uma delas apresenta uma maneira da qual a sua marca pode se diferenciar das outras? Alex Lima ainda apresenta uma lista com 6 dicas para a sua marca atingir o potencial:

Comece pelo porquê (tenha um propósito, motivos claros e benefícios definidos);
Tenha inimigos declarados – faça com que seu engajamento com o público seja invejado pelos seus concorrentes;Tenha inimigos declarados – faça com que seu engajamento com o público seja invejado pelos seus concorrentes;
No final de tudo, é importante ter resultados;
Conheça e controle seu caminho;
Vá muito além da estética – repense o seu negócio para se aproximar cada vez mais do seu público;
Desafie o impossível – vá lá e faça!

A palestra do Alex Lima foi uma palestra que parecia um bate-papo, um certo tom de informalidade que nos deixou à vontade, como se fossemos antigos amigos . Tivemos acesso a um conteúdo valioso!Obrigado Alex e RD on the Road! Clique aqui para saber ler mais sobre o palestrante.