Novas soluções para problemas antigos

Você já parou para pensar na velocidade em que as inovações e tecnologias vêm surgindo? Chega a ser assustador, como tanta coisa acontece em um “piscar de olhos”.

Mas… como as inovações ganham espaço? De que maneira empresas milionárias e bem sucedidas perderam para empresas jovens e inovadoras?

Na verdade a resposta pode ser mais simples do que você imagina: Essas empresas criam algo mais conveniente, e que custa menos! Assim fazem sucesso, construindo seu lugar no mercado. São pequenas melhorias modernizadas, que utilizam meios e ferramentas para oferecer soluções para problemas antigos.

O famoso caso “Netflix X Blockbuster” é um grande exemplo de empresa consolidada que foi levada à falência após a inovação surgir. As locadoras de vídeos se depararam com uma montanha de downloads, plataformas de vídeos online e planos de TV… até que apareceu a inovação que se mostrava mais conveniente e de menor valor. Ou seja, os consumidores se depararam com duas opções:

  • Ir até uma locadora, torcendo para conseguir o filme que você gostaria de assistir, pagar por seu aluguel, e ter que voltar até a locadora para devolvê-lo dentro de poucos dias.
  • Por um valor acessível, ter nas mãos milhares de opções que você pode assistir quando e quantas vezes quiser.

Outro caso bem conhecido é o da Kodak, empresa pioneira e dominante durante muitos anos na área da fotografia. Que não se reinventou a tempo, e acabou perdendo espaço para dispositivos móveis que permitem que seus usuários tirem fotos, editem, armazenem e até compartilhem essas fotos com seus amigos em suas redes sociais.

E como essas empresas que já estão no mercado há anos, não conseguiram enxergar isso?

É um tipo de “cegueira voluntária”, que ao longo do tempo se estabeleceu pela consolidação da empresa no mercado. Mas essas empresas têm duas opções: buscar por inovação, ou aguardar seu fim.

Atualmente as empresas vêm seguindo um caminho semelhante:

  • Não acreditam que a empresa inovadora terá futuro;
  • Eles ainda vendem, portanto se apegam à ideia de que as vendas permanecerão;
  • Buscam meios de encontrar leis que possibilitem o cancelamento daquele produto ou serviço;
  • Entendem que precisam se adequar e lançam um produto similar.

Mas, muitas vezes os consumidores optam pelo serviço inovador, pelo simples fato da sensação de que aquela empresa “entendeu” sua necessidade e chegou para acabar com seu problema.

“O futuro já chegou, apenas não está distribuído.” (William Gibson)

O fato é que a tecnologia continuará “andando para frente”, e cada vez mais rápido. Portanto precisamos nos adequar de maneira saudável tudo que está por vir!

Você já conhece a WX?

Somos uma empresa que está há 13 anos no mercado, buscando sempre por inovação e caminhos diferentes para superar obstáculos sempre da forma mais inteligente e com o melhor custo/benefício.