Quando usar JPEG, GIF e PNG?

Na hora de utilizar imagens para o seu site, você pode acabar se perguntando qual o melhor formato que você pode salvá-las: JPEG, GIF ou PNG?

Uma questão importante a considerar é que ao trabalhar com páginas online é preferível que suas imagens tenham menor tamanho para não afetar no tempo de carregamento das páginas. Todos sabem que o internauta não tem paciência, ainda mais quando o próximo site está apenas a um “click” de distância.

Porém, ao mesmo tempo que você deve se preocupar com o tamanho das suas imagens você não pode esquecer de comprometer a qualidade delas. Então como encontrar um equilíbrio?

Siga as dicas abaixo de acordo com o que você precisa para a sua página e a partir daí só sucesso:

JPEG

É o formato padrão mais utilizado nas câmeras digitais, por isso muito utilizado em fotografias. O formato JPEG não pode ter fundos transparentes e não é aconselhável para logos e textos, pois não é bom em preservar as cores exatas. Salve suas imagens em JPEG quando o tamanho do arquivo for mais importante que a qualidade da imagem.

GIF

Aconselhável para imagens que precisam ter linhas bem definidas e cores sólidas, como textos, ícones pequenos, desenhos animados simples e logos. O formato GIF pode ter fundos transparentes e é muito utilizado para salvar animações.

PNG

Salve suas imagens em PNG quando precisar de fundos transparentes. As imagens salvas em PNG, comparadas aos formatos JPEG e GIF, possuem maior tamanho. O formato PNG é aconselhável para ícones, logos, textos e imagens com efeitos de “fading”. Caso o tamanho da imagem não seja um problema, salve em PNG as imagens complexas como fotografias.

Agora que você sabe como salvar suas imagens em uma página online. Você sabe dizer os benefícios que um site responsivo pode trazer para você: http://bit.ly/wx-beneficios-site-responsivo