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Agência de Inbound Marketing

Inbound Marketing é o nome dado à combinação de estratégias e técnicas de marketing digital focadas em gerar resultados utilizando conteúdo autoral relevante para que seu potencial cliente encontre sua empresa ao invés de você tentar encontrá-lo.

A chave para ter sucesso com Inbound Marketing está na capacidade de criar um relacionamento genuíno com os leads captados e movê-los do topo ao fundo do funil até que ele se torne um cliente.

Para tanto, as ações de Inbound Marketing envolvem a integração de canais como mídias sociais, blogs, e-mail marketing e mídias pagas e o CRM da sua empresa.

Para quem é o Inbound Marketing

A metodologia costuma trazer mais resultados para empresas que fazem vendas consultivas e com ticket médio alto. Entre os benefícios estão:

  • Alcançar o público com maiores chances de se tornarem clientes
  • Criar relacionamento mais próximo com leads e clientes
  • Aumentar o poder de persuasão da sua marca
  • Encurtar o ciclo de vendas
  • Diminuir os custos
  • Aumentar o ticket médio
  • Mensurar resultados em tempo real
Agência WX é parceira Platinum da Resultados Digitais
Qual é a do foguete afinal?

O ato de comparar o Inbound Marketing com o lançamento de um foguete surgiu porque existem algumas semelhanças marcantes entres as duas situações.

O foguete está entre as maiores e mais modernas máquinas já construídas e possibilita chegar a lugares antes inatingíveis pelo homem, utilizando conhecimentos de diferentes ciências para chegar a um resultado único.

O Inbound Marketing, por sua vez, reúne conhecimentos de diversas técnicas de marketing e vendas para – assim como o foguete – decolar em direção a um resultado incrível.

Além disso, assim como o lançamento de um foguete, o Inbound Marketing contempla vários estágios (ou etapas) para que tudo a missão seja vitoriosa.

Mas não é só isso, um foguete precisa estar perfeitamente ajustado para que chegue a seu destino, isso vale também para as ações de Inbound Marketing. A decolagem pode parecer lenta mas, uma vez que o foguete ganha força, é capaz de colocar milhares de toneladas em órbita. 

Por isso é preciso saber onde se quer chegar e ir realizando ajustes finos durante a jornada para obter o melhor desempenho utilizando a menor quantidade de combustível possível.

Esquema de um Foguete
As etapas do Inbound Marketing

ATRAIR

CONVERTER

RELACIONAR

VENDER

ANALISAR

Nesta etapa buscamos tráfego qualificado os seus canais digitais da sua empresa. Oferecendo conteúdos de qualidade nós conseguimos atrair novos visitantes e torná-los visitantes regulares.

Uma vez que temos mais visitantes o próximo passo é converter o máximo deles em leads, ou seja, fazer com que eles se cadastrem e se tornem oportunidades reais de ser clientes.

Nesta etapa descobrimos os estágios em que se encontram os leads e incentivamos com que eles avançarem na jornada, ou seja, aceleramos o processo de compra. Para isso são utilizados conteúdos específicos de meio de funil que levam em conta o perfil e engajamento do lead.

Após a etapa de nutrição os leads que tiverem maior engajamento e demonstrarem que estão no estágio certo realizam a compra e se tornam clientes.

Com o ciclo completo, é possível analisar as métricas e saber exatamente quais conteúdos mais geram e mais convertem e transformam leads em clientes. Com estas informações em mãos todo o funil é otimizado para a chegada de novos leads.

O funil de vendas, conhecido também como funil de Inbound Marketing representa o caminho que um lead percorre até se tornar um cliente.
Planejamento: onde estamos e para onde vamos

No primeiro mês de trabalho focamos inteiramente no processo de imersão e planejamento, onde são mapeados os quatro pilares que irão sustentar todo o trabalho: personas, jornada do cliente, análise SWOT e benchmarking. Conheça um pouco mais sobre cada um:

PERSONAS

Identificamos características, dores e ganhos para cada perfil de cliente e desta maneira podemos criar conteúdos e ações mais impactantes.

JORNADA DO CLIENTE

Caminho que uma persona percorre antes de comprar. Hoje 60% da decisão já foi tomada antes da primeira conversa com o vendedor.

ANÁLISE SWOT

Identificamos quais as Forças e Fraquezas da sua empresa e também as Oportunidades e Ameaças que a influenciam.

BENCHMARKING

Processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, entre sua empresa e seus concorrentes.
Atividades: o que precisamos executar para progredir

Uma vez definida a rota para nosso destino, entendendo sobre seus produtos/serviços, quem é seu perfil ideal de cliente e como os concorrentes da sua empresa tem atuado, nossa equipe pisa no acelerador e inicia as atividades recorrentes. O principal objetivo delas é a geração de leads que tenham a correspondência mais próxima com seu público alvo, para então nutri-los com conteúdos de qualidade.

Calendário editorial
Calendário editorial

Fundamental não somente para organização, mas também para que os entregáveis sejam claros e pensados dentro da estratégia e objetivos propostos, o calendário editorial é contém as atividades, ações, postagens e tudo mais que será trabalhado em um determinado mês. O Analista de Marketing irá a cada mês aprovar o calendário do mês seguinte, sempre sugerindo as ações e temas com base nos objetivos e em informações recebidas de você, como participação em eventos, promoções e outros.

Confira alguns tipos de atividades que costumam fazer parte da Gestão de Inbound Marketing:

Blogposts

Uma das formas mais efetivas para atrair seu público alvo é escrever sobre suas dores e como ele pode agir perante elas. Para isso nossa equipe de redatores se coloca no lugar de cada persona e redigem textos para cada etapa do funil, sempre mencionando de alguma forma seus produtos ou serviços.

E-mail marketing

O e-mail ainda é a principal ferramenta de comunicação dentro das empresas e fora delas ele é necessário até para criar um perfil em uma rede social. Nós vamos enviar campanhas personalizadas para seus leads visando que eles interajam e aumentem seu engajamento rumo ao fundo do funil.

Landing pages

Para ter acesso aos materiais ricos e webinars, o visitante irá informar alguns dados como nome, e-mail e outras informações (Ex: cargo, profissão, área de atuação, etc) que podem ajudar a identificar seu perfil e qual tipo de relacionamento iremos estabelecer com ele.

Materiais ricos

Os materiais ricos são chamados assim porque devem sempre oferecer algo que sua persona perceba como valor agregado. Geralmente este valor está diretamente ligado à informações de qualidade sobre algum tema específico, geralmente ligado à uma dor desta persona. Os materiais ricos podem ser: e-book, quiz, checklist, planilha, infográfico e até kits com alguns destes itens juntos.

Webinars e vídeos

Conteúdos em vídeo são muito mais fáceis de consumir, por isso cada vez mais temos utilizado este formato para oferecer conteúdos, gerar e engajar leads. Seja na forma de um webinar, ao vivo ou gravado, ou então um vídeo para os stories do Instagram e post do Facebook, eles estarão presentes em nossas atividades.

Campanhas de vendas

Sua empresa está lançando um novo produto ou serviço? Vai haver uma promoção sazonal? Nossa equipe entra em cena criando uma identidade visual e todos os materiais de apoio para que a campanha seja um sucesso!

Mídia paga

Criamos campanhas no Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube, Linkedin Ads pensadas para diferentes estágios do funil e de acordo com seus produtos/serviços e personas.

Gestão de Leads
Lead tracking, lead scoring e automação

Lead Tracking
Todas as atividades do lead são registradas, ou seja, sabemos quais páginas do site da sua empresa ele visitou, quais conteúdos converteu, quais e-mails recebeu, abriu e clicou, entre outras informações.

Lead Scoring
Todos os leads gerados são qualificados por perfil (informações como cargo, cidade/estado, profissão, etc) e engajamento (quais páginas visitou, quais conteúdos engajou, etc).

Automação de marketing
Com os dados do Lead Scoring e Lead Tracking nós criamos automações projetadas especialmente para cada persona, assim os leads somente recebem conteúdos de seu interesse e que se encaixam no seu estágio dentro do funil.

Exemplo de Lead Score

É desta forma que os leads que estão ainda na etapa mais inicial, de descoberta do problema, são encaminhados do topo para o meio do funil. E os que estão no meio do funil, avaliando possíveis soluções, são nutridos com conteúdos que os ajudam a avançar para o fundo do funil.

Funil
Acompanhamento, métricas e relatórios

Mensalmente você recebe um relatório com todas as métricas das atividades realizadas. 

E além disso apresentamos a cada três meses uma visão mais ampla do trabalho de Inbound Marketing, onde são avaliados os índices de sucesso do período anterior e definidas as ações que serão colocadas em prática na sequência.

RD Station Marketing

O RD Station é um software de marketing e vendas capaz de automatizar vários aspectos do marketing digital, para que nossa equipe se concentre na estratégia e produção de conteúdos. É ele que torna possível organizar todos os leads em um único lugar, classificá-los e nutri-los obtendo informações de todas as suas interações. Além disso o RD Station torna possível:

  • Criar Landing Pages
  • Criar e enviar E-mail Marketing
  • Criar e publicar pop-ups
  • Acompanhar a geração de leads em tempo real
  • Acompanhar o desempenho de palavras chave (SEO)
  • Postar em redes sociais
  • Gerar relatórios claros e objetivos
  • E muito mais!
RD Station

Todos os clientes da WX utilizam o RD Station Marketing para Gestão de Inbound Marketing.

Veja na animação acima como o RD Station organiza e classifica os leads.

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Saiba como a WX pode ajudar sua empresa crescer utilizando Inbound Marketing.