Case Adapt Link

Terra à Vista: A exploração territorial da Adapt Link, que conquistou 3 vezes mais visitantes e 4 vezes mais leads

Pequeno provedor de Internet é o responsável por levar a Fibra Óptica para cidade do interior do RJ mesmo lutando contra os grandes.

Sobre a Adapt Link

Dizer que quando chegou na internet era tudo mato não é um exagero para a Adapt Link. Isso porque o provedor de internet local com atuação nos municípios de Seropédica e Paracambi (RJ) surgiu a partir de uma lan house em 2007, a Adapt House.

Mas, se na época a navegação via Internet Fibra Óptica era uma miragem naqueles pequenos e distantes municípios, foi preciso explorar novos territórios.

Assim, 12 anos depois, a empresa se tornou a pioneira em tecnologia FTTh (Fiber To The Home – que leva a Internet Fibra Óptica do provedor até a casa das pessoas) nos municípios onde atua e também a principal referência na internet local graças à implementação do RD Station Marketing e o gerenciamento da conta feito pela Agência WX, de Curitiba, mostrando que a distância não é uma barreira.

Juntos, esses três tripulantes (WX, RD e Adapt Link) puderam oferecer uma navegação de internet mais estável para os moradores de Seropédica e Paracambi e também enfrentar empresas gigantes do ramo que tem o tamanho e o peso de uma baleia branca.

O desbravamento de novos territórios começou com uma bússola. O rumo que deveria ser tomado para cravar a bandeira da Adapt Link seria a própria internet.

Para isso seria usado o RD Station Marketing e seu kit de navegação completo:

Mídia Sociais, E-Mail Marketing, Marketing de Conteúdo, Mídia Paga e SEO. Definidos os rumos, um navegador experiente, parceiro Platinum RD, definiria qual é o mapa da mina para alcançar os resultados.

Assim, um planejamento de Marketing serviu como carta náutica e definiu que deveríamos seguir à todo vapor.

O resultado foi uma rede cheia: aumento do número de visitas em três vezes e uma captação de leads quatro vezes maior tendo a busca orgânica e o tráfego direto como principais canais de aquisição.

Site reformulado pela WX

O problema

Mesmo tendo o horizonte como limite, a Adapt Link vivia acorrentada dentro do seu próprio convés. Isso porque, sendo uma empresa que comercializa soluções em internet para pessoas físicas e jurídicas, deveria ser a própria internet o seu principal meio de atuação.

No entanto, não era isso que ocorria. As principais ações de marketing até então aconteciam por meio de atividades off-line
com vendedores caminhando pelos bairros onde haveria a implementação dos serviços e também carros de som no qual era anunciada a internet.

Assim, a Adapt Link usava soluções defasadas para vender uma nova solução.

Dessa forma, em um mar lotado de peixes, a empresa ainda usava o velho anzol, tentando captar leads e clientes por meio de estratégias obsoletas mesmo que houvessem muitos pontos a seu favor: a expansão pelo interesse no serviço que a empresa oferece (Internet Banda Larga), o fortalecimento dos serviços de Streaming, a região de atuação da Adapt Link (Sudeste) ser aquela que mais conta com internet em domicílios, o aumento do poder aquisitivo, a popularização das Smart TVs, o crescimento da internet das coisas, o aumento da escolaridade, a popularização dos serviços de troca de mensagens e, o principal ponto: o fato de poucos dos concorrentes em nível nacional investirem em inbound marketing e o principal foco ainda ser a comunicação voltada para o fundo de funil.

A solução

“Não tem vento favorável para quem não sabe onde vai”.

O trabalho de Inbound Marketing da Agência WX começou pelo planejamento de marketing, onde foram estudados aspectos sobre a empresa e o mercado, a listagem dos serviços oferecidos, diagnóstico da situação atual do marketing, a concorrência em seus aspectos referentes à presença digital, Análise SWOT, definição de objetivos estratégicos e mercadológicos, Palavras-Chave, Perfil de Cliente Ideal e Personas.

Desenhada a situação presente, foram desenvolvidos os planos futuros por meio do plano de comunicação e a jornada de compra e conteúdos. Para monitorar o clima durante a navegação, os KPIs fizeram parte do plano de comunicação para verificar se estávamos realmente indo para a direção correta.

Mas, é lógico, não existe marujo sem barco.

Também fizemos uma reestruturação do site da Adapt Link, que além de ter se tornado um eficiente canal de vendas se transformou em referência sobre o mercado de atuação da empresa e também uma verdadeira máquina de captar leads.

Por meio de uma integração com o RD Station Marketing, o visitante se torna um lead de maneira bastante simples: ao solicitar a visualização dos preços dos planos de internet é preciso preencher um formulário com nome, e-mail e telefone.

O carro de som ficou no passado assim como a sua mensagem: se continuasse apenas falando sobre o que fazia, a Adapt Link iria naufragar em breve.

Leads qualificados e automação

Uma vez preenchidas essas informações, o lead já está inserido na base da RD e recebe um e-mail de resposta. Além disso, caso o lead visualize os preços ele é classificado como Lead Qualificado e percorrerá uma trilha de e-mails que irá expor os benefícios da internet fibra óptica e da Adapt Link com o objetivo de convencê-lo a se tornar um cliente.

Caso ele venha a se tornar um cliente ele receberá outra trilha de e-mails por meio da automação de marketing que irá falar sobre os benefícios de aumentar o seu plano de internet.

Essa automação é diferente com relação aos planos de internet de pessoa física e jurídica.

Navegando ainda mais distante

Diante disso, como se vê, o site se tornou uma das principais ferramentas de captação de leads para a Adapt Link. Mas, ainda que a sua funcionalidade tenha se tornado melhor e maior, seria preciso atrair as pessoas para o site.

E, no caso, não adiantaria mudar o meio, mas continuar com a mesma atuação e o mesmo discurso. Ou seja: O site deveria atrair as pessoas por conta do seu conteúdo.

Afinal, se a Adapt Link gostaria de ser uma referência em Fibra Óptica era preciso falar sobre isso e sobre outros assuntos de interesse do público: os jogos on-line mais jogados, os aplicativos que estão em alta, além de orientar os leitores com relação ao serviços prestados: os planos mais recomendados, a compatibilidade entre a internet e os aparelhos, os testes de velocidade.

Enfim, tudo que fosse do interesse do público e que tivesse uma relação direta com a internet banda larga. Ou seja: A Adapt Link precisaria chamar a atenção por conta da informação.

O Inbound Marketing permite segmentar e trabalhar com seus públicos alvo usando automação de forma inteligente.

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing é o nome dado à combinação de estratégias e táticas de marketing digital focadas em trazer resultados utilizando conteúdo relevante para o seu futuro cliente.

O objetivo do Inbound Marketing é gerar leads (potenciais clientes) para comprar seu produto ou serviço.

Para tanto, as ações de Inbound Marketing envolvem a integração total de canais como mídias sociais, blogs, e-mail marketing, CRM e mídias pagas.

Postagens nas mídias sociais:

Resultados alcançados

Depois de muito trabalho é que se vira lenda. Assim foi com a Escola de Sagres e com o trabalho desenvolvido pela Agência WX para a Adapt Link usando o RD Station Marketing como ferramenta.

Isso porque, um ano e seis meses depois do cenário inicial apresentado em Abril de 2018, em Setembro de 2019 a Adapt Link apresenta mais do que o triplo de visitas, fazendo com que a sua tripulação realmente triplicasse.

Além disso, o número de Leads captados se tornou quatro vezes maior, fazendo com que a Adapt Link tenha nascido em um pequeno município no interior do Rio de Janeiro, mas que hoje possa conquistar os sete mares oferecendo uma navegação de qualidade via Fibra Óptica para a sua localidade.

4x mais leads

Em 18 meses de
Gestão de Inbound Marketing

Um ano e seis meses depois: 3 vezes mais visitas, 4 vezes mais leads

47%

de conversão em ação
de Black Friday

Conquistas que se tornaram possíveis graças ao Marketing de Conteúdo.

A constante atualização do blog da empresa e das boas práticas de SEO tornaram a Busca Orgânica e o Tráfego direto os principais canais de aquisição de visitas e leads conforme demonstra a análise de canais e o painel de palavras-chave.

Mas, além das ações constantes que demonstram o sucesso da Adapt Link usando o RD Station Marketing, houveram duas ações pontuais em que os bons ventos nos levaram longe: 

Na Black Friday de 2018 a Adapt Link fez uma ação de Instalação Grátis. Na ocasião a Landing Page obteve uma taxa de conversão de 47,28%. Já em outra ação a Adapt Link ofereceu por meio de uma Landing Page o upgrade para um plano de internet após a extinção do plano de 10Mb. Novamente a ação foi um sucesso, obtendo 25,29% de conversão e o consequente upgrade do plano.

Painel de palavras chave

A Agência WX é Especialista em Inbound Marketing

Podemos afirmar que o trabalho desenvolvido pela Agência WX para a Adapt Link foi um sucesso, uma vez que a navegação por Fibra Óptica fez com que novos territórios fossem conquistados.

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