Case Truck Center

Como aumentamos em 280% o número de novos clientes em apenas 4 meses utilizando Inbound Marketing

Com atendimento nacional, a Truck Center é líder de mercado em equipamentos para centros automotivos. Apesar de seus mais de 30 anos de inovação constante, tinha uma baixa taxa de novos clientes e também pouca visibilidade na linha de equipamentos para linha leve. 

Confira como a Agência WX ajudou a Truck Center a mudar essa realidade com estratégia de Inbound Marketing.

Sobre a Truck Center

Fundada em 1988, a Truck Center nasceu com o propósito de fabricar e comercializar soluções em alinhamento, balanceamento, montagem e desmontagem de pneus para auto centers, concessionárias e outras empresas de manutenção automotiva de linhas leve (veículos pequenos, como carros e motocicletas) e pesada (veículos maiores, como caminhões, carretas e máquinas agrícolas).

Sendo uma das empresas pioneiras nesse segmento, a Truck Center se tornou líder nacional em equipamentos para linha pesada, além de referência em produtos nacionais para o setor veicular.

Site antigo da Truck Center

O problema

Apesar de ser referência na linha pesada, a empresa tinha pouca representatividade no segmento de linha leve (a proporção era de 70% na linha pesada e 30% na linha leve).

As vendas eram feitas exclusivamente pelos representantes comerciais, mas tinham um número muito pequeno de novos clientes. Ano após ano, a empresa gastava mais dinheiro com feiras do setor, na esperança de vender mais, o que obviamente não acontecia como eles esperavam.

O marketing digital não tinha planejamento e constância, fazendo com que os resultados fossem mínimos. Isso porque o foco da empresa não era esse. Para eles, se na década de 90 as vendas vinham das feiras e dos representantes, era de lá que deveriam continuar vindo.

Com uma equipe de marketing interna reduzida, eles tinham um site com baixo número de visitas e poucas conversões, não trabalhavam com conteúdos para as etapas do funil e muito menos materiais ricos. Apesar deles terem uma base de contatos grande, o relacionamento com essa base era praticamente inexistente.

Eles tinham produtos inovadores e de qualidade, fabricados nacionalmente, com garantia e assistência e técnica, eram referência no mercado e podiam agregar soluções e serem parceiros dos donos de auto center para linha leve. Só tinha um grande problema: as oficinas não sabiam disso. Ainda!

“Acredito que se não tivéssemos feito a parceria com a Agência WX, estaríamos em ‘papos de aranha’ este ano”

Cézar Sant'Ana, CEO da Truck Center.

A solução

Continuando a insistir nas feiras do setor, em junho de 2018, a Truck Center participou da AutoPar, uma das maiores feiras de fornecedores do setor automotivo do sul do país.

Entre as milhares de pessoas que visitaram o estande da empresa, uma delas traria uma proposta que mudaria totalmente os negócios e o rumo da Truck Center, mas não da forma que os gestores estavam esperando. 

Essa pessoa não era dono de oficina mecânica, fabricante de softwares para automação veicular e muito menos CEO de uma montadora de veículos de linha leve. Era alguém muito mais “alinhado e balanceado” com o que a empresa precisava naquele momento. Tratava-se do nosso executivo de contas, Neto Orlandini.

Rapidamente, Neto identificou que o Inbound Marketing seria a solução mais acertada para a Truck Center.

A primeira etapa, então, foi o convencimento. Depois da feira, Neto apresentou a proposta para o CEO da Truck Center, Cezar Sant’Ana, e o diretor comercial, Aguinaldo Telma. 

Após convencê-los de investir em Inbound Marketing, para que o trabalho que tínhamos em mente pudesse alcançar os resultados almejados, era necessário “fazer o dever de casa”.

Começamos pelo desenvolvimento de um site novo, que refletisse a imagem da empresa e tivesse estrutura compatível com o trabalho de Inbound Marketing que estávamos propondo e trouxesse mais visibilidade e vendas para a empresa.

Em paralelo, fizemos um planejamento anual, com sugestões de melhorias em diversas áreas para alavancar a produtividade da Truck Center.

Ficou claro que o Inbound Marketing seria a solução para a Truck Center.

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing é o nome dado à combinação de estratégias e táticas de marketing digital focadas em trazer resultados utilizando conteúdo relevante para o seu futuro cliente.

O objetivo do Inbound Marketing é gerar leads (potenciais clientes) para comprar seu produto ou serviço.

Para tanto, as ações de Inbound Marketing envolvem a integração total de canais como mídias sociais, blogs, e-mail marketing, CRM e mídias pagas.

E-mail Marketing e postagens de mídias sociais:

Novo web site da Truck Center, focado em conversões:

Em dezembro de 2018, foi hora de começar a próxima fase do Inbound Marketing.

Nessa etapa, fizemos o mapeamento das personas, desenvolvimento de material rico, publicação de landing page, postagens nas redes sociais e pop-up. 

Além disso, limpamos e organizamos toda a base de leads e iniciamos os disparos de e-mails marketing e automações. Lembra da falta de relacionamento com a base? Pois esse foi outro foco que conseguimos melhorar por meio do disparo rotineiro de newsletters. 

O trabalho de SEO foi impecavelmente realizado, com postagens constantes no blog de conteúdos originais que agregassem aos leads. Tudo bem, mas e os resultados?

Resultados alcançados

Os resultados chegaram rápido, muito rápido. Em janeiro de 2019, conseguimos um aumento de mais de 1.800% de visitantes únicos no site. Em apenas quatro meses de trabalho, o site tornou-se um verdadeiro canal de vendas. Somente nesse período, conseguimos atingir o mesmo volume de novos clientes que todo o ano de 2018, passando de 29% para 66%.

De janeiro até abril, geramos 250 oportunidades, das quais 102 se tornaram clientes pela primeira vez — 73 clientes novos a mais do que o mesmo período do ano anterior, ou seja, um aumento de quase 280%.

280%

mais negócios fechados
do que no ano anterior

Evolução de acessos e oportunidades

R$ 19
milhões

recorde de cotações
em dois anos

Os resultados chegaram rápido, muito rápido. Em janeiro de 2019, conseguimos um aumento de mais de 1.800% de visitantes únicos no site. Em apenas quatro meses de trabalho, o site tornou-se um verdadeiro canal de vendas. Somente nesse período, conseguimos atingir o mesmo volume de novos clientes que todo o ano de 2018, passando de 29% para 66%.

De janeiro até abril, geramos 250 oportunidades, das quais 102 se tornaram clientes pela primeira vez — 73 clientes novos a mais do que o mesmo período do ano anterior, ou seja, um aumento de quase 280%.

Aqui vale destacar que tudo isso foi alcançado de forma orgânica!

A Truck Center não investe em anúncios pagos, com exceção de campanhas especiais e muito pontuais, todo o resultado veio por causa das ações sincronizadas e efetivas de marketing digital. Todas precisamente monitoradas. Lembra das feiras que eles tanto focavam?

Em abril de 2019, a Truck Center decidiu não participar da Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços). Só para ter uma ideia, trata-se de uma das maiores feiras da América Latina para o segmento que eles atuam. No lugar da participação, nós investimos nossos esforços no marketing e alcançamos o maior nível de cotações dos últimos 2 anos, pouco mais de R$ 19 milhões.

Evolução de oportunidades

Hoje, a Agência WX e a Truck Center compartilham um relacionamento de total parceria.

Somos responsáveis por toda comunicação da empresa, reestruturamos todo material offline, participamos dos lançamentos dos equipamentos e desenvolvemos uma plataforma de geração de propostas para ser usada pelos representantes comerciais.

Estamos envolvidos em diversas áreas da empresa, sempre buscando mais produtividade e rentabilidade.

Segundo o CEO da Truck Center, se eles não investissem em Inbound Marketing, as vendas de 2019 estariam bem baixas. “Acredito que se não tivéssemos feito a parceria com a Agência WX, estaríamos em ‘papos de aranha’ este ano”, finalizou Cézar Sant’Ana, CEO da Truck Center.

E agora, com todos esses dados coletados, com a comunicação organizada e constante, quais desafios nos esperam dentro da parceria Truck Center e Agência WX? Seja como for, estamos preparados!

Gostou dos resultados que viu?

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